Cresce a expectativa em torno do que dirá, nesta terça-feira, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, em relação ao pagamento do mês de dezembro dos servidores contratados pela administração anterior e demitidos desde 31 de dezembro de 2016. De acordo com o secretário de Finanças, Coriolano Ribeiro, uma posição do Executivo seria conhecida hoje.
A informação do assessor municipal foi dada na semana passada, ao ser designado pelo Executivo para “enfrentar” os servidores que tomaram a frente e dependências da prefeitura de Montes Claros cobrando o pagamento. “Queremos pagamento”, gritavam os manifestantes, que estavam decididos a permanecer no local até que fossem atendidos pela atual administração.
Além da quitação dos salários de dezembro, os ex-servidores, mães e pais de família, também exigiram do Executivo o pagamento dos valores das rescisões contratuais, conforme manda a lei. “O prefeito não pode se esquivar de honrar o compromisso que não é dele, tampouco da administração anterior, mas do município, porque os serviços foram prestados para Montes Claros e não para sicrano ou beltrano”, observam os trabalhadores que mantêm a acusação de continuarem “sofrendo tentativa de calote do prefeito”.
VIGÍLIA
Durante todo o dia de hoje, os servidores prometeram estar “vigilantes”, reassumindo posições para que o pagamento seja anunciado – e pago, ainda nesta terça-feira.
- Não queremos ouvir do prefeito, mais uma vez, que o pagamento não será hoje, e nem que uma data ainda será definida para que isso ocorra. Desde o dia em que os salários deveriam ter sido pagos, essa tem sido a conduta do prefeito: sempre enrolando a gente. Estamos cansados dessa embromação, porque temos contas para pagar, comida para comprar. Temos de manter as nossas famílias – destacou um dos manifestantes.
Eles reiteraram que estão dispostos a realizar seguidas manifestações ao longo da semana, caso o pagamento não seja feito com a urgência que exige a situação financeira que eles enfrentam.
- Já chegamos ao limite da paciência. Exigimos, com todas as letras, que o prefeito pague o que a prefeitura nos deve, até porque o dinheiro não pertence e ele, além de serem recursos que já estariam garantidos nos cofres municipais, deixados pelo governo que sua administração sucedeu. Se ele não pagou até agora é simplesmente porque não quer.