Logotipo O Norte
Sexta-Feira,12 de Setembro

Ex-prefeito se defende e diz que educação foi valorizada em seu governo

Jornal O Norte
Publicado em 29/06/2009 às 09:38.Atualizado em 15/11/2021 às 07:02.

Samuel Nunes


Repórter



Prefeitura de Montes Claros foi incluída como inadimplente no Siafi - Sistema integrado de administração financeira, por causa da não aplicação do percentual mínimo de 25% das receitas do município na educação no exercício de 2008, segundo parecer emitido pelo Ministério da Educação. Com isso, o município está impedido de receber recursos de convênios federais para diversas obras na cidade, que estão ameaçadas de serem paralisadas.



O NORTE entrou em contato na manhã de sexta-feira, 26, com o prefeito Athos Avelino que rebateu a informação veiculada na imprensa pela atual administração onde o secretário municipal de fazenda, Pedro Narciso, disse que a administração passada não destinou os 25% de recursos para o setor de educação, como exige a Lei, e por isso a prefeitura foi incluída no SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira, o que impede o recebimento de recursos.



- Uma das áreas que mais me orgulha é exatamente a educação pois aplicamos sempre mais do que 25% do orçamento municipal e mais 60% do Fundep- Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa para o desenvolvimento do magistério. O ex-prefeito revela ainda que implementou durante sua gestão construção de várias escolas por exemplo, em 2008, e duas grandes escolas nos bairros JK e Doutor João Alves.   


 


AMPLIOU



Athos Avelino salienta ainda que todas as escolas tanto da zona urbana quanto rural foram durante sua gestão reformadas e reequipadas não somente no aspecto físico, mas, mobílias e utensílios para cozinha. Revela ainda que foram disponibilizados 18 laboratórios e 320 computadores  para as escolas da rede municipal.



O ex-prefeito se defende sobre a notícia em questão ao afirmar categoricamente que todos os dados foram enviados para o tribunal de contas. Athos Avelino destacou a valorização dos servidores do município em sua gestão como a equiparação dos salários dos professores de 1° a 4° com os de 5° a 8° series de R$ 430 para R$ 780.



Critica o fato de que em muitas escolas falta merenda diferentemente na sua administração onde a merenda distribuída nas escolas foi considerada a melhor da história de Montes Claros.



- Parece algo para me desgastar politicamente, esta é uma acusação falsa plantada por uma administração politiqueira, incompetente e irresponsável.



A atual administração quer camuflar a sua incompetência e irresponsabilidade com achatamento de salários de professores e falta de merenda escolar, ocupando a imprensa com conversa fiada. Já passou da hora deles começarem a trabalhar - finaliza Athos Avelino.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por