Ibiracatu, município com 6.150 habitantes, se prepara para a 15ª edição da Festa da Linguiça, dias 5 e 6 de agosto, e coloca em destaque o produto tradicional da região, tido como um dos melhores do país.
São esperadas de 10 a 15 mil pessoas no evento. “O objetivo da festa é, sobretudo, aquecer o comércio local”, diz o prefeito José Amador Mendes da Silva.
A cidade, com receita aproximada de R$ 800 mil, tem mais da metade da população vivendo na zona rural e tira do agronegócio o seu sustento. É abastecida por caminhões-pipa, que vêm de São João da Ponte, distante 40km de Ibiracatu.
Para solucionar de vez o problema da seca, é necessária a construção de uma barragem. A medida já foi estudada pela Codevasf e o gasto ficaria em torno dos R$ 34 milhões.
Enquanto a barragem não vem, o prefeito fomenta parcerias com deputados, para minimizar os danos. “Com emenda da deputada Raquel Muniz, já conseguimos colocar água em cinco comunidades rurais e estamos renovando os equipamentos dos PSFs. A parceria rende bons frutos para o município”, afirma José Amador.
Educação e administração são outros dois pontos considerados pelo prefeito como positivos. (MV)