Logotipo O Norte
Sábado,13 de Setembro

Etnias indígenas de Minas Gerais contarão com projeto habitacional

_

Jornal O Norte
Publicado em 23/07/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:07.

A secretaria de Estado de Desenvolvimento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), firmaram na quinta-feira (21) acordo de parceria para a realização do Projeto Morar na Minas Indígena, que tem como objetivo proporcionar às populações indígenas residentes em Minas Gerais moradias dignas que preservem suas identidades sociais e culturais.

A reserva Xakriabá, que fica no município São João das Missões, no extremo Norte de Minas, foi a escolhida para o lançamento do programa. Nesse momento, serão investidos R$ 1,8 milhão na construção da aldeia piloto. Serão construídas 50 unidade habitacionais com sustentabilidade social, econômica e ambiental.

As comunidades indígenas terão poder de decisão em todas as etapas do projeto, sendo que as construções respeitarão seus hábitos e costumes. Além disso, haverá a capacitação dos nativos para a execução das obras, transformando-os em multiplicadores para novas construções.

O protagonismo indígena e a sustentabilidade foram fundamentais para a seleção do projeto em 2013 no edital de Subvenção Econômica para Construção Sustentável e Saneamento Ambiental da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A seleção garantiu o investimento de R$ 778 mil pela Finep.
 
SUSTENTABILIDADE
As construções obedecerão princípios da ecotécnica, construções ecologicamente corretas, tendo como meta a obtenção dos maiores índices de sustentabilidade possível. Em cada reserva serão pesquisados os materiais construtivos nelas existentes, que já estejam inseridos na cultura construtiva de cada etnia, e que possam ser utilizados visando a auto sustentabilidade. Os esgotos secundários serão tratados e as águas pluviais armazenadas para utilização. A energia elétrica que abastecerá as 50 casas do projeto-piloto terá origem na energia solar.
 
As casas terão aproximadamente 50m², incluindo uma varanda na fachada principal, sala, três quartos e cozinha com fogão a lenha. A cozinha, no centro da construção, respeitará o costume de reunião familiar no centro da casa. O espaço é ventilado por aberturas ao fundo.  A “área molhada” também está localizada no fundo da habitação, com o objetivo de proporcionar economia nos materiais hidráulicos e proximidade do fogão a lenha que, via serpentina, abastecerá o banho com água quente.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por