Na próxima segunda-feira (04), a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e a Prefeitura de São Francisco promovem o ‘Encontro técnico de convivência com a seca’, com objetivo de buscar informações e a formatação de uma agenda permanente de atendimento diferenciado aos municípios do Norte de Minas, por parte dos governos estadual e federal, para conviver com a seca. O Encontro será realizado de 9h às 13h, no espaço Peixe Vivo, em São Francisco.
O presidente da Amams, Luiz Rocha Neto, prefeito de São Francisco, diz que a associação convidou prefeitos, deputados, vereadores e a sociedade civil organizada para discutir o assunto, debater, trocar informações e conhecer a real situação em que se encontram os municípios, devido a longa estiagem na região.
- Ano após ano, os municípios têm acumulado prejuízos ocasionados pela estiagem prolongada e por falta de planejamento ou de programas permanentes e eficazes. A maioria dos nossos municípios está com decreto de Situação de Emergência homologado pelo governo estadual e federal, mas não basta, pois o período de estiagem tem sido cada vez mais longo nos últimos anos, causando enormes prejuízos, principalmente na zona rural, prejudicando as lavouras – justifica o prefeito.
Ainda segundo Luiz Rocha, o tema precisa estar sempre em evidência, sendo objeto de discussão de toda a classe política.