Janaína Gonçalves
Repórter
A Amams-Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, de Montes Claros empossou nessa quinta-feira, 14, o presidente reeleito Valmir Morais de Sá. A solenidade foi presidida pelo vice-governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Junho Anastasia.
Presidente da Amams reforça os interesses
locais na solenidade de posse.
No seu discurso, o presidente e atual prefeito de Patis, ressaltou a importância da interação entre os parlamentares do Norte de Minas, uma vez que 92 municípios são atendidos pela Amams. - A Associação vem para fortalecer a identidade da região, e, além disso, estreitar o convívio com o governo de Minas- disse.
O presidente da entidade aproveitou para agradecer ao vice-governador Aécio Neves, na pessoa do vice, Antônio Augusto Anastásia, pela atenção dada a região, com a secretaria de Estado de Desenvolvimento Extraordinário para os Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, que conta hoje com o apoio da deputada e secretaria do Turismo de Minas, Elbe Brandão, além de outros projetos a serem alavancados em prol do crescimento e desenvolvimento de projetos emergenciais do norte, bem como, a pavimentação de rodovias, e ações que ajudem amenizar a questão da seca e da poeira na região, através do Proacesso.
Na ocasião, Morais destacou a necessidade e apoio do presidente Lula, em favor do município. – É urgente que seja feita uma reforma tributária através do Pacto federativo. – A ajuda de custo destinado para FPM – Fundo Monetário dos Municípios estão aquém das necessidades das despesas das cidades - acrescentou.
O presidente da Amams aproveitou o evento para reivindicar sobre a questão da usina de biodiesel inaugurada em 06 de abril, além da implantação de um auditório público para atender a comunidade, e o incremento do setor aéreo da cidade.
Após o pronunciamento de Valmir Morais, o vice-governador Antônio Augusto Anastásia iniciou seu discurso, bendizendo a atuação da entidade pelo associativismo em Montes Claros, que tem crescido bastante. – A parceria com governo do Estado é uma ponte para conquistar os projetos, principalmente voltados para região semi-árida do norte de minas, e o sucesso de outros programas. E acrescenta ainda; - o desenvolvimento integrado de uma região só acontece se houver infra-estrutura e compromisso do governo. Por isso, o sentimento mineiro para o Brasil tem que ser com a liberdade, desenvolvimento e igualdade - concluiu.
De acordo o deputado estadual do DEM, Ruy Muniz, o debate veio para incentivar as potencialidades do desenvolvimento do Norte de Minas. – É um tempo muito positivo das políticas públicas do Norte, principalmente de Montes Claros, porque varias ações de incentivo ao produtor rural, ao comércio e do setor industrial têm se intensificado na região – ressaltou.