A revitalização do Quarteirão do Povo, a urbanização da lagoa do Interlagos, a implantação da Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência, construção de um mini-terminal de ônibus no Mercado Municipal e recursos para criação de infra-estrutura básica nos parques Guimarães Rosa, das Mangueiras, Municipal Milton Prates e Sapucaia estão entre as propostas de emenda ao Orçamento 2008 que serão apresentadas pelos vereadores Fátima Pereira (PSDB) e Athos Mameluque (PMDB). Ontem os dois vereadores se reuniram com assessores para dar a redação final ás emendas, que serão apresentadas na reunião de hoje da Câmara Municipal.
A vereadora Fátima Pereira explica que a apresentação das emendas foi uma forma que os vereadores encontraram para colaborar com a administração, já que muitas vezes tem faltado criatividade para investir os recursos disponíveis. Fátima explica que as nove emendas que serão apresentadas, sendo três dela, quatro de Athos Mameluque e duas conjuntas, apesar de garantirem a realização de obras de grande importância para Montes Claros, representam menos de 0,5 por cento do total do orçamento, o que as torna extremamente viáveis.
As emendas conjuntas apresentadas por Fátima e Mameluque propõe a destinação de 100 mil reais para a revitalização do Quarteirão do Povo, com a implantação de jardins, reforma do piso e iluminação, e o remanejamento de 50% do orçamento destinado á Secretaria de Comunicação e Articulação Institucional para a Secretaria-adjunta de Segurança Pública. Os dois vereadores justificam a proposta alegando que um setor importante como o de Segurança Pública acabou ficando de fora do Orçamento, e como consideram que o valor de 2 milhões 380 mil para gastos com propaganda é exagerado, propõe que os recursos sejam divididos pela metade. Desta forma a Segurança Pública seria agraciada com 1 milhão e 190 mil reais.
A propostas de emenda ao Orçamento que serão apresentadas hoje por Fátima Pereira propõe a destinação de 100 mil reais para os parques Guimarães Rosa, Mangueiras (João Botelho), Municipal (Milton Prates) e Sapucaia, sendo 50 mil para cada; 50 mil reais para a implantação da Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência, como prevê a Lei Maria da Penha, e 90 mil reais para instalação de semáforos na Socomil e em frente aos hospitais Universitário Clemente de Faria e Haroldo Tourinho.
Já o vereador Athos Mameluque propõe a destinação de 100 mil reais para urbanização da lagoa do Interlagos, com a implantação de passeios, arborização e instalação de placas educativas; 70 mil reais para a instalação de um nimi-terminal rodoviário em frente ao Mercado Municipal; 100 mil reais para a conclusão do asfalto e urbanização da avenida Antônio Lafetá Rebelo, no bairro Santa Lúcia, e 30 mil reais para instalação de semáforos no cruzamento entre as avenidas José Correia Machado e João Chaves.
Como se tratam de obras de baixo custo, e importantes para a cidade, Athos Mameluque e Fátima Pereira acredita que o prefeito Athos Avelino e os vereadores governistas não terão como rejeitar as propostas, já que estariam agindo contra a população de Montes Claros, que será a principal beneficiada.