Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – De cada 16 candidatos a vereador por Janaúba, um é nordestino. Há também quem veio do Sul do Brasil com a intenção de conquistar uma vaga na câmara municipal. 80% dos postulantes a uma das 10 vagas do Legislativo local são do Norte de Minas. Os gorutubanos, que nasceram em Janaúba, são maioria.
A 147ª Zona Eleitoral de Janaúba absorveu 87 registros de candidatos à eleição proporcional. 5,74% desses candidatos são do Nordeste brasileiro. Apesar dessa proporção, a bancada nordestina ocupa 40% da representatividade na Câmara de Janaúba. São dois baianos, um cearense e um pernambucano.
Dos 87 candidatos a vereador, 41% disseram que nasceram em Janaúba. Segundo o TRE mineiro, 36 postulantes ao cargo de vereador são gorutubanos. Mesmo com essa hegemonia na quantidade de registro, a bancada gorutubana é minoria no legislativo local. Dos atuais 10 vereadores, apenas um (na verdade, uma mulher) nasceu em Janaúba. São três montes-larenses, um vereador que nasceu em Porteirinha e outro em Mato Verde.
ESTRANGEIROS
80% dos candidatos a vereador por Janaúba são do Norte de Minas e 78 candidatos são mineiros. 10 nasceram em Porteirinha, 7 em Montes Claros, 6 em Francisco Sá e 3 em Monte Azul.
Há ainda 25 candidatos de cidades diferentes. Os outros “estrangeiros” nasceram, cada um, em Mato Verde, Pirapora, Japrucá, Fernandes Tourinho, Januária, Grão Mogol, Riacho dos Machados, Salinas, Varzelândia, Itaúna, Santo Antônio de Jesus, Coração de Jesus, lavras, Pavão, Belo Horizonte e Pedro Leopoldo, todo em Minas; e ainda, Jabuticabal-SP, Apucarana-PR, Barro-CE, Pinheiro-ES, Itaguaí-RJ, São Gonçalo-PE e Jequié, Tanhaçu e Andaraí, estas três na Bahia.