POLÍTICA

Em evento, ministro promete atenção ao Norte de Minas

Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional participa de fórum em Montes Claros

Leonardo Queiroz
Publicado em 29/05/2023 às 19:00.
Objetivos do evento é buscar a aproximação com o novo governo federal (Leonardo Queiroz)

Objetivos do evento é buscar a aproximação com o novo governo federal (Leonardo Queiroz)

A promessa de buscar solução para as necessidades dos norte-mineiros e as demandas municipalistas foi o resultado concreto da visita do Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes a Montes Claros, na segunda-feira (29), durante o Fórum “Desenvolve Sudeste”. O encontro reuniu prefeitos e lideranças das regiões norte de Minas, Central e parte do Vale Jequitinhonha. Um dos objetivos do evento é buscar a aproximação com o novo governo federal, como forma de buscar auxílio para garantir o desenvolvimento nas cidades, principalmente as mais carentes de Minas Gerais.

Góez destacou, em conversa com os jornalistas, que a proposta do Governo Federal é mesmo essa: investir em políticas públicas com fomento em ações de proteção e defesa civil, segurança hídrica, desenvolvimento regional e territorial e fundos e investimentos financeiros, em parceria com estados e municípios, além da sociedade civil organizada e setores econômicos. “Dialogar com os prefeitos, parlamentares e sociedade é decisivo para fazer as melhores escolhas e focar melhor nos consensos para investimento. E também, eles nos ouvirem faz com que a gente se aproxime e façamos as escolhas prioritárias, para que as regiões que precisam de mais presença do governo federal possam participar do processo de desenvolvimento”, afirmou.

Questionado sobre as ações que seriam apresentadas no evento, o ministro explicou que trabalha com cadeias produtivas locais onde é preciso saber quais as escolhas da região, para só então tomar decisões e definir os investimentos, mas que no momento, o foco no desenvolvimento mais interiorano, na infraestrutura das cidades. 

Essa também foi a fala do Ministro para a plateia que aguardava ansiosa para ouvir boas notícias e saber se a região vai receber um olhar mais atento do Governo Federal.No entanto, ao contrário do que já se tornou tradição, não houve qualquer anúncio de obras ou mesmo de investimentos para o Norte de Minas. 

PAINEL
O “Desenvolve Sudeste” contou ainda com painel sobre o Vale do São Francisco, apresentado pelo diretor da Área de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), órgão que faz parte do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Ele apresentou a evolução territorial do Vale do São Francisco, que foi criado em 1948, tendo em 2020 recebido cinco novos municípios que foram Rio Pardo, Jequitinhonha, Mucuri, Araguari do Amapá e Araguari de Minas Gerais.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por