Samuel Nunes
Repórter
Com a presença de assessores, imprensa, e familiares, aconteceu na tarde da última quinta-feira, 01 de janeiro, nas dependências do plenário da câmara municipal de Montes Claros a solenidade de posse dos 15 vereadores eleitos para os próximos quatro anos no legislativo da 6° maior cidade do estado de Minas Gerais. Os trabalhos iniciais ficaram à cargo daquele que é o edil mais idoso da legislatura que se inicia, Raimundo do INSS e como secretária Rita Vieira do PSDB.
(foto: SAMUEL NUNES)
Athos Mameluque foi eleito em chapa única
como presidente da câmara
O vereador Athos Mameluque - PMDB recepcionou a entrada das autoridades no plenário e aquelas que fariam parte da mesa de honra.
O subtenente Dias, integrante da banda do 10° Batalhão da policia militar tocou o Hino Nacional Brasileiro. Na continuidade dos trabalhos, a presidência da mesa diretora recebeu todas as documentações referentes aos mandatos populares dos vereadores, assim como a declaração de seus bens com registro em cartório, quando enfim se deu o termo de posse.
O vereador Ildeu Maia, mais votado nas eleições de 2008, proferiu em nome dos demais o juramento dos vereadores.
PRESIDÊNCIA
A vereadora Rita Vieira fez a leitura da ata e em seguida os vereadores de forma unânime declararam nominalmente o voto pela formação da mesa direota, se dirigindo ao microfone. A eleição contou apenas com uma chapa: Athos Mameluque – PMDB, presidente, Rita Vieira – PSDB, vice-presidente, Marcos Nen – PR, secretário e Valcir Soares – PTB, 2º secretário.
Após a assinatura do termo de posse, o presidente da câmara municipal vereador Athos Mameluque cumprimentou a mesa, demais vereadores e autoridades presentes e revelou em seu discurso que a legislatura que se inicia é fruto da vontade popular.
Afirmou que a eleição para vereador é baseada em um sistema político dos mais difíceis e o qual ele denominou de seletivo.
- É um trabalho árduo, porém honroso. Temos a missão de procurar solução através de elaboração das leis, imparcialidade e compromisso com o social - diz.
DESAFIOS
O presidente da câmara considerou que o momento é de enfrentar desafios no que tange o trabalho dos demais vereadores. Salientou ser relevante a atuação dos edis, que tem que ser de forma abrangente no tocante a discussão de assuntos que de fato sejam de interesse da comunidade.
Athos Mameluque conclamou ainda ser fundamental a participação da população nesta que é a 16° legislatura do município.
- É importante a participação de todos, se porventura não puderem vir às reuniões que assistam pela TV Câmara, ou acompanhem pelas demais mídias como rádio e jornais impressos - sugere.
RESPONSABILIDADE
Vereador mais votado com 3.712 votos, Ildeu Maia, PP, afirmou ao O NORTE que vereadores, prefeito e sua vice estão imbuídos em fazer o melhor para Montes Claros nos próximos quatro anos.
Revelou que é extremamente importante neste contexto dobrar o empenho no sentido de buscar soluções, por exemplo, quanto ao desemprego e desta forma melhorar a qualidade de vida de povo.
Também à reportagem o vereador Claudim da Prefeitura, PPS, eleito com 2.106 votos, avaliou como positiva e emocionante a solenidade de posse dos nobres pares, frisando que espera corresponder às expectativas de todos aqueles que confiaram no seu projeto político.
- O trabalho do vereador tem que ser baseado na responsabilidade e representar da melhor forma possível a população elaborando e votando projetos que vão de encontro com as necessidades sociais das comunidades - finaliza.