Eduardo Brasil
Repórter*
O catador de papelão Josafá Eloy Ribeiro, de 49 anos, vai experimentar uma mudança radical em sua rotina a partir de janeiro de 2009. Ele foi um dos 15 vereadores eleitos neste ano para a câmara de Cruz das Almas, a cerca de 150 quilômetros de Salvador-BA.
Conhecido como Josafá Benção de Deus - nome usado na urna pelo candidato -, o catador foi eleito pelo PRP com 929 votos.
Ele anunciou que o primeiro projeto que apresentará na câmara visa atender a um de seus principais desejos: instalar uma cooperativa de reciclagem na cidade.
Josafá disse que não gastou nada na campanha. Afirmou ter recebido os santinhos do partido e arrecadado entre amigos o dinheiro para o pagamento do jingle de campanha.
- O povo que pediu a minha candidatura. A maioria dos comerciantes achou que a população gostava de mim. A campanha que fizemos foi de boca, sem carro de som, essas coisas - contou o catador, que estudou até a 7ª série do ensino fundamental.
LATINHA E PAPELÃO
Josafá Eloy Ribeiro nasceu em Cruz das Almas e afirmou que aos 17 anos saiu de sua cidade natal para trabalhar como cozinheiro em São Paulo, onde morou por nove anos. Acabou ficando desempregado e voltou. Virou catador de papelão para poder sustentar a família.
- Comecei a catar latinha e papelão. Com o tempo, as pessoas começaram a guardar as coisas para mim. Comecei a poder pagar as coisas e cato papelão até hoje.
O catador disse que ficou conhecido na cidade por distribuir balinhas para os moradores que guardavam garrafas PET e latinhas para ele. Evangélico, afirmou que usará os ternos que veste para ir à igreja na estréia como vereador na câmara.
- Eu tenho três ternos. Dá para chegar lá.
Ele disse que mesmo após começar a trabalhar na câmara, não pretende deixar de recolher material reciclável pelas ruas da cidade. (*Com TSE)