eleições 2022

Eleição em Minas pode ter segundo turno, indica pesquisa

Cientista político avalia que ex-prefeito deve vincular ainda mais imagem à de Lula

Hermano Chiodi (Do Jornal Hoje em Dia)
Publicado em 28/09/2022 às 23:04.

Números da pesquisa Ipec divulga na terça-feira mostra que a eleição pode não ser definida no domingo, como mostravam números de semanas atrás (ARTE HOJE EM DIA)

Números da pesquisa Ipec divulga na terça-feira mostra que a eleição pode não ser definida no domingo, como mostravam números de semanas atrás (ARTE HOJE EM DIA)

 Pesquisa Ipec divulgada na noite de terça-feira (27) trouxe mais emoção para a reta final da campanha ao governo de Minas, que aparentava um desfecho tranquilo com a vitória do governador Romeu Zema (Novo) ainda no primeiro turno das eleições, marcado para ser realizado no próximo domingo (2). No entanto, o salto de 5 pontos percentuais dado por Alexandre Kalil (PSD) trouxe à tona a possibilidade de um segundo turno e colocou a reeleição antecipada de Zema dentro do limite da margem de erros.

O ex-prefeito de Belo Horizonte passou de 29% na pesquisa divulgada em 20 de setembro para 34% na pesquisa desta terça-feira. Enquanto isso, Zema caiu um ponto percentual e passou de 46% para 45% das intenções de votos. 

Na opinião do doutor em ciência política e relações internacionais Oswaldo Deon, os números trazem a promessa de um fim de campanha eletrizante. “Houve um crescimento nas intenções de voto do candidato Lula em Minas, criando uma hipótese de vitória em primeiro turno. Caso isso se confirme, nós podemos ter uma elevação dos candidatos identificados com ele, tanto ao governo quanto ao Senado”, destaca.

O cientista político avalia a ascensão de Kalil nos últimos 15 dias, fora da margem de erro e diz que neste momento deve haver uma corrida do ex-prefeito para vincular ainda mais a imagem à de Lula. 

Deon destaca que o momento atual faz lembrar a situação vivida pelo próprio Zema em 2018. Na pesquisa divulgada pelo Ibope no dia 27 de setembro de 2018 – instituto que foi substituído pelo Ipec nestas eleições –, Zema aparecia com apenas 10% dos votos, mas vinha demonstrando uma ascensão puxada, principalmente, por sua vinculação a Bolsonaro.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por