Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – O PT de Janaúba fará uma nova eleição para escolha do presidente da entidade. O segundo turno está previsto para o dia 15 deste mês. Isso porque houve empate técnico entre os três candidatos no primeiro turno. Os dois mais votados continuam no páreo para comandar o grupo petista.
O 1º turno da eleição interna foi no domingo, 02. Três candidatos disputaram a eleição. O advogado e ex-vereador Moacir Nascimento de Carvalho ficou em primeiro lugar, com 36,14% dos votos; a atual presidente do PT municipal, Yolanda Barbosa, conseguiu 32,53% dos votos válidos e Carlos Marques ficou com 31,31%.
Diante disso, Moacir Nascimento e Yolanda Barbosa disputarão, no 2º turno, a presidência do PT de Janaúba. O resultado desse processo petista poderá determinar rumos para a sucessão municipal. Tanto o grupo da situação quanto da oposição apostam fichas nessa eleição dos petistas.
PMDB OU PSDB
Confiante de que os adeptos da campanha de Carlos Marques migrem para a sua chapa, o ex-vereador Moacir Nascimento tem tendência a se aproximar do PMDB, hoje sob o controle do ex-prefeito e ex-deputado estadual Dimas Rodrigues. Moacir já pertenceu ao PMDB, que é oposição no governo municipal.
A presidente Yolanda Barbosa tem afinidade com o PSDB, grupo situacionista. Além de presidir o PT, Yolanda ocupa função na área de Meio Ambiente da prefeitura de Janaúba, administrada pelo prefeito Ivonei Abade Brito (PSDB) e pelo vice José Benedito Nunes Neto (PT).
CANDIDATURA PRÓPRIA
Mesmo que alguns membros do partido tenham aproximação com outros grupos adversários, os petistas defendem a candidatura própria à prefeitura. O vice-prefeito e Delegado de Polícia José Benedito Nunes Neto é, até então, o nome dos petistas para concorrer à prefeitura. No PT não se fala em candidatura a vice.