Retrospectiva 2022

Eleições: presidenciáveis visitaram Montes Claros

Principal cidade da região recebeu Ciro, Bolsonaro, Simone Tebet e Lula

Da Redação*
Publicado em 28/12/2022 às 21:02.
O primeiro foi Ciro Gomes, que se reuniu com apoiadores em uma manhã de sábado. (ALEXANDRE FONSECA)

O primeiro foi Ciro Gomes, que se reuniu com apoiadores em uma manhã de sábado. (ALEXANDRE FONSECA)

O cenário político brasileiro foi um dos grandes destaques em 2022. Em uma eleição marcada pela polarização política acirrada, Montes Claros, principal cidade do Norte de Minas, foi um dos pontos estratégicos no Estado para os candidatos à presidência deste ano. 

Os quatro que lideraram as pesquisas visitaram a cidade: Ciro Gomes (PDT), Bolsonaro (PL), Simone Tebet (MDB) e Lula (PT). 
 
CIRO GOMES 
O primeiro a pisar em solo norte-mineiro foi o candidato do PDT. Em julho, o político se reuniu com apoiadores e integrantes do partido, onde defendeu a industrialização do semiárido mineiro.  

“O modelo econômico que eu tento denunciar, que é a mistura trágica de câmbio e juros, está falido. A grande saída para o Norte de Minas e Montes Claros, para o semiárido e o Nordeste, é sairmos da agricultura primária de subsistência, que no passado até dava para sobreviver, porque os preços das coisas se formavam localmente, mas que não se sustenta mais hoje em dia”, avaliou o pedetista, na ocasião.

BOLSONARO 
A segunda visita foi a passagem meteórica do atual presidente Jair Bolsonaro, que perdeu no segundo turno para o candidato Lula.  

Pela primeira vez em MOC, Bolsonaro visitou a reforma do Aeroporto Mário Ribeiro da Silveira, recebeu o diploma Antônio Lafetá Rebello e participou de uma motociata e uma pequena cavalgada. 

Agenda apertada de Bolsonaro na cidade permitiu apenas rápidos discursos, passeios de moto e à cavalo. (ALEXANDRE FONSECA)

Agenda apertada de Bolsonaro na cidade permitiu apenas rápidos discursos, passeios de moto e à cavalo. (ALEXANDRE FONSECA)

No discurso feito no Parque de Exposições, o presidente relembrou o atentado que sofreu em Minas. 

“Meus conterrâneos, satisfação muito grande retornar a esse estado onde consegui uma segunda vida. Tenho Minas no mais alto conceito”, ressaltou, referindo-se ao fato dele ter sido esfaqueado em Juiz de Fora, durante a campanha eleitoral de 2018 – Adélio Bispo, responsável pela facada, é de Montes Claros.
 
SIMONE TEBET 
A candidata do MBD foi a terceira a chegar na cidade. Após uma caminhada pelo centro de MOC, Simone Tebet se reuniu com aliados no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI). 

Candidata do MDB à presidência, Simone Tebet visitou o centro de MOC em uma segundafeira. (MÁRCIA VIEIRA)

Candidata do MDB à presidência, Simone Tebet visitou o centro de MOC em uma segundafeira. (MÁRCIA VIEIRA)

“A nossa campanha está sendo descoberta pelo Brasil. De uma semana para cá saímos de 2% para 7%, crescemos 150%”, disse Simone Tebet, citando números da pesquisa BTG/FSB sobre intenção de votos para presidente no primeiro turno, divulgados na época.

 
LULA 
Por último, o candidato eleito a presidente pelo PT visitou a cidade em setembro, quando discursou na Praça da Catedral de MOC.  

“Estamos em Minas em um momento em que falta pouco tempo para as eleições, e estamos trabalhando com a certeza de que podemos ganhar as eleições aqui e em vários outros estados. E Minas foi colocado em minha pauta como Estado de preferência”, disse Lula.  

Lula discursou na Praça da Catedral ao lado d então candidato ao governo de Minas, Alexandre Kalil. (ANDREIA PEREIRA)

Lula discursou na Praça da Catedral ao lado d então candidato ao governo de Minas, Alexandre Kalil. (ANDREIA PEREIRA)

Na ocasião, ele estava acompanhado de Alexandre Silveira (PSD), candidato ao Senado, e Alexandre Kalil (PSD). Ambos os candidatos perderem o pleito eleitoral de 2022.

 
VOTOS EM MOC 
Eleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou em segundo lugar em Montes Claros na apuração de votos na cidade. Candidato derrotado à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) recebeu 116.755 votos (51,25% do total), enquanto Lula teve 111.080 votos na cidade (48,75%). Os votos em branco somaram 1,33% (3170 votos) e os votos nulos 3,05% (7.276 votos). 

*Com informações dos repórteres Alexandre Fonseca, Márcia Vieira, Larissa Durães e Leonardo Queiroz.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por