![]() |
Na reta final da campanha eleitoral municipal, a Câmara e o Senado, em Brasília, ficarão esvaziados nestas próximas duas semanas devido à ausência daqueles que vão disputar as eleições no dia 2 de outubro e de parlamentares que irão às suas bases eleitorais para marcar presença ao lado de correligionários candidatos.
Tradicionalmente não costumam nem ser marcadas votações para esta época pré-eleitoral. Liberados, os parlamentares aproveitam o “recesso branco” para participar das campanhas – alguns ficam com agenda quase tão cheia quanto a do próprio candidato.
CONCORRENTES
Dos 513 deputados, 48 (quase 10%) concorrem diretamente ao cargo de prefeito ou vice-prefeito. No Senado, há apenas dois candidatos: Marta Suplicy (PMDB-SP), que tenta se eleger prefeita de São Paulo, e Marcello Crivella (PRB-RJ), que pleiteia o comando do Executivo na cidade do Rio de Janeiro.
A senadora Ana Amélia (PP-RS) é uma das parlamentares com mais compromissos agendados no seu estado. Segundo a assessoria dela, a parlamentar pretende visitar 180 municípios gaúchos até o dia 2 de outubro.