Eleições 2016: candidatos são deferidos pela Justiça Eleitoral
Gláucia, Humberto e Ruy têm pedidos de candidatura deferidos. Jairo continua aguardando julgamento. Jéssica e Sued esperam resultado do recurso contra pedido de impugnação
Por Jerúsia Arruda
A Justiça Eleitoral deferiu as candidaturas de Ruy Muniz (PSB), Humberto Souto (PPS) e Gláucia Eliana (PMB), que concorrem à prefeitura de Montes Claros nas eleições de outubro próximo, assim como seus respectivos vices, Danilo Narciso (PMDB), Adauto Marques (PP) e José Joaquim Rodrigues Vieira (PMB). Os pedidos de registro de candidatura foram deferidos pelo juiz eleitoral Antônio de Souza Rosa, na última quarta-feira (31/08).
IMPUGNADOS
O candidato Jairo Ataíde (DEM) ainda aguarda o julgamento, mas seu vice, Álvaro Guilherme, do PSC, teve o nome impugnado pelo Ministério Público, assim como Jéssica Vianna (Psol) e Sued Botelho (PT).
Em relação a Sued Botelho, a promotora eleitoral Aluísia Beraldo Ribeiro, que pediu a impugnação de sua candidatura, alega que ele perdeu os direitos políticos em 2008 e só voltará a ser elegível no final de setembro próximo, quando já terá encerrado o prazo de registro. Botelho recorreu com o argumento de que estará fora da lista de inelegíveis no dia 1º de janeiro, data da posse, caso vença as eleições.
O presidente do PT de Montes Claros, Paulo Rogério, diz que caso o juiz Antônio Rosa acate o pedido da promotora, o partido já trabalha com a possibilidade de substituir Sued pela candidata a vice, a professora Leninha.
A juíza Aluísia Beraldo também pediu a impugnação da candidata Jéssica Vianna alegando que ela deixou de fazer a prestação de contas em 2010, quando foi candidata à deputada, e por isso não obteve a quitação eleitoral exigida na legislação
- Fizemos a defesa do pedido de impugnação no prazo, mostrando que a prestação de contas foi realizada e acreditamos que será acatada. Mas, caso não seja, vamos recorrer da decisão em todas as instâncias possíveis e vamos lutar pela nossa candidatura – garante a candidata.
Candidato a vice-prefeito na coligação com o Democratas, Álvaro Guilherme também está na lista de pedidos de impugnação do MPE, por não ter se afastado do cargo que exerce na OAB no prazo legal - quatro meses antes das eleições. Mas, de acordo com o coordenador da campanha da coligação, o advogado Farley Menezes, a situação de Álvaro é legal e estamos aguardando o resultado do jultamento.
DEFERIDOS
Gláucia Eliana, a primeira candidata a figurar como deferida no site do Tribunal Superior Eleitora (TSE) diz que está muito feliz com o resultado da campanha.
- Estou sendo muito bem recebida por todos, e quando abordo as pessoas, sempre me convidam para falar um pouco mais. É uma pena que o horário eleitoral gratuito seja tão curto e não cumpra o seu papel, de dar oportunidade ao eleitor de conhecer todos os candidatos. Mesmo assim, sigo confiante. Montes Claros tem 159 anos e nunca teve uma mulher prefeita. Nós mulheres somos 54% do eleitorado e podemos mudar essa história – conclama.
Primeiro candidato a fazer o pedido de registro e a lançar a campanha, Ruy Muniz teve o pedido deferido e diz que é uma confirmação de uma realidade.
- Sou ficha limpa, não tenho nenhuma condenação, nenhuma restrição, e estou muito feliz com a oportunidade de chegar até as pessoas, conversar com elas, e ver no olhar delas a compreensão, a solidariedade. O apoio e o carinho que recebo delas são o combustível que mantém viva a chama da esperança, a certeza de que podemos fazer mais, fazer melhor por Montes Claros. Temos trabalhado muito, nos dedicado100% à campanha e percebemos uma aceitação positiva em cada reunião, em cada caminhada pelos bairros. Temos muitas propostas para continuar o trabalho que iniciamos em 2012 e confiantes que vamos dar seguimento a esse trabalho – garante Muniz.
O candidato Humberto Souto também teve seu pedido deferido junto à Justiça Eleitoral e diz que recebe a confirmação com naturalidade.
- Como deputado federal, integrei a comissão que recebeu e trabalhou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa, de iniciativa popular, nesses 50 anos de vida pública, não cometi nenhum crime. Quanto à campanha, junto com Adauto Marques, tenho cumprido extensa agenda diariamente e estamos felizes com a excelente receptividade e as manifestações de apoio que vimos recebendo na cidade e na zona rural – ressalta Souto.