POR JERÚSIA ARRUDA
À medida que vai se aproximando o dia das eleições municipais, em 02 de outubro, vai mudando o panorama das candidaturas. De acordo com os dados do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados conforme o juiz eleitoral emite o parecer dos pedidos julgados, dos 491.782 pedidos de registro de candidatura para prefeito, vice-prefeito e vereador, em todo o país, 7.103 já foram considerados inaptos, sendo 4.176 por renúncia à candidatura, 2.808 por indeferimento, 74 cancelados, 28 falecidos e 17 por não reconhecerem o pedido de registro.
Em Minas Gerais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 77.869 pedidos de registro de candidatura. Destes, 1.208 já foram julgados e tiveram seus pedidos indeferidos.
Em Montes Claros, dos 395 candidatos a vereador e 06 candidatos a prefeito, 147 já tiveram pedido de registro julgado e são considerados aptos à eleição, 09 renunciaram à candidatura, e os demais ainda não tiverem o parecer da Justiça Eleitoral publicado.
O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação da candidatura, na majoritária, do representante do PT, Sued Botelho, e a representante do Psol, Jéssica Vianna, que entraram com recurso e aguardam o parecer do juiz eleitoral Antônio Rosa.
Entre os vereadores, o Ministério Público Eleitoral entrou com pedido de impugnação de 95 candidatos, que também aguardam o parecer da Justiça Eleitoral.
Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Montes Claros, Sirleide Lacerda, o prazo para os candidatos apresentarem recurso encerrou nesta quinta-feira e, conforme o cronograma do Tribunal Regional Eleitoral, o prazo para a divulgação da sentença é até 12 de setembro.