Samuel Nunes
Repórter
Dando continuidade à série de reportagens sobre as eleições do próximo ano, O NORTE ouve o professor de Matemática, diretor do Sindiute – Sindicato dos trabalhadores da educação Célio Moreira, que também é promotor de eventos gospel. Célio reitera a importância de se iniciar esse debate diante da importância da política para todas as esferas da sociedade. O professor revela que a eleição do próximo ano pode contribuir ou influenciar decisivamente no que concerne às expectativas de toda a população brasileira.
Célio Moreira afirma que, diante da importância do tema, é imprescindível que o eleitor vote certo e, sobretudo, de forma consciente:
- É importante votar de forma que, durante ou após os quatro anos, o eleitor não fique reclamando.
De acordo com Célio Moreira, a classe evangélica da qual faz parte e os profissionais da educação necessitam, urgentemente, de maior representatividade tanto na assembleia quanto no congresso nacional.
- Temos, por exemplo, os professores que há mais de 14 anos não têm nenhum aumento, o vencimento é de R$ 330, bem abaixo do salário mínimo - diz.
Célio chama a atenção ainda para os candidatos ditos paraquedistas, que só aparecem na região em época de eleição e, naturalmente, não têm compromisso com ações voltadas para a região.
- Um deputado tem 40 milhões de reais por ano, verba que pode ser deslocada para a região e, consequentemente, para o crescimento social do Norte de Minas. Temos, por isso, que votar em quem tem compromisso com a vinda de benefícios para a região.
O professor e diretor do Sindiute afirma que, diante da série de reportagens de O NORTE, sugere que sindicatos das mais diversas categorias se mobilizem e promovam debates sobre as eleições 2010 e, desta forma, buscar a conscientização do eleitor, para que esse vote e, com isso, faça escolhas de nomes que possam representar bem a cidade.