Eleições 2010: Consciência política não tem idade, diz montes-clarense de 91 anos

Jornal O Norte
Publicado em 01/10/2009 às 09:36.Atualizado em 15/11/2021 às 07:12.

Samuel Nunes


Repórter



Vigor físico, lucidez, senso crítico e uma mente que lembra com detalhes da política local, brasileira e mundial. São 91 anos vividos de forma intensa e dedicada à família, à igreja presbiteriana e à comunidade do bairro Edgar Pereira. Assim pode-se caracterizar a figura humilde do senhor Mário Soares de Oliveira. 91 anos, nascido no dia 08 de julho de 1918, em Nova Esperança, distrito de Montes Claros.



Mário Soares é casado com Helena Soares, pai de cinco filhos, tendo 19 netos e 22 bisnetos. Foi um dos fundadores do bairro Edgar Pereira, onde mora até os dias atuais à Avenida Carlos Ferrante, 40. Ressalta que o fato de ter vivido nove décadas é uma dádiva de Deus.



Já trabalhou como cozinheiro, tropeiro, carreiro, servente de pedreiro, pedreiro e mestre de obra. Trabalhou durante 25 anos na central americana, órgão ligado à igreja presbiteriana nos estados da Bahia, Goiás, São Paulo e Mato Grosso. Vivenciou as duas guerras mundiais e cita os amigos montes-clarenses João Lopes e Adão Veloso como combatentes e sobreviventes da luta expedicionária brasileira na Itália.



Lembra dos prefeitos Dr. Santos e Pedro Santos, nomes que, para ele, foram ícones da política local. Mário Soares de Oliveira afirma, por exemplo, que Pedro Santos foi um exemplo de humanidade e ajuda ao próximo enquanto prefeito de Montes Claros.



Na história recente da política montes-clarense, ele lembra da administração Athos Avelino, que deixou saldos mais positivos do que negativos.



Sobre a campanha lançada pelo O NORTE em respeito às eleições 2010, Mário Soares Oliveira considera importante a discussão do assunto, pois política faz parte do seu dia a dia.



No momento em que a reportagem chegou à sua residência, ele estava trabalhando como pedreiro na construção de um muro.



(foto: XU MEDEIROS)


null


Mário Soares de Oliveira, pedreiro, 91 anos, ajudando


a construir o país:
- Consciência independe de idade.



- Leio diariamente o jornal O NORTE e assisto também os jornais da Record e Nacional da Rede Globo. Procuro me informar sobre todos os fatos políticos – diz.



Mário Soares Oliveira, além de destacar a figura do ex-prefeito Athos Avelino, cita com uma das revelações da política do interior do estado, o empresário e deputado estadual Ruy Muniz.



- Considero o Ruy uma pessoa culta e uma inteligência formidável. Ele tem uma visão ampla de tudo e espero que consiga todos os seus propósitos e objetivos, tanto na vida pessoal quanto política. O Norte de Minas precisa de homens como Ruy Muniz – diz.



Cita ainda as figuras do governador Aécio Neves e do presidente Lula como nomes importantes da política brasileira.



Ainda sobre as eleições 2010, Mário Soares Ribeiro frisa ser fundamental que associações de bairros juntamente com as lideranças comunitárias promovam debates sobre o assunto diante da necessidade de se escolher nomes para ajudar no desenvolvimento de Montes Claros e região.



- Se Deus quiser, nas próximas eleições que acontecem daqui a um ano, vou lançar com consciência meu voto na urna eletrônica. É um gesto de cidadania. Quem diz que não vota, sai fora da realidade. Espero que principalmente o jovem possa já está pensando em votar de forma consciente – salienta.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por