Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/eduardobrasil
Defendendo seu terceiro mandato como vereador em Montes Claros, Sebastião Pimenta - PTC é um dos seis pré-candidatos com assento na câmara municipal às urnas deste ano - e o quinto a ser ouvido por O Norte na série de reportagens com políticos que buscam uma cadeira na assembléia estadual, ou na câmara federal, passando pelo crivo do eleitor nas urnas de outubro.
Sebastião Pimenta:
- O Norte de Minas precisa de deputados federais jovens e capazes de tirar a região do retrocesso
Sebastião Pimenta está confiante numa vitória - e já reúne inúmeras propostas que pretende levar ao debate no parlamento federal, com exclusiva prioridade para a solução de questões cruciais que atormentam a população do Norte de Minas.
Da mesma forma, garante estar reunindo, também, o contingente eleitoral que necessita para exercer o mandato de deputado federal - um mínimo de 27 mil votos.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
O INÍCIO
Médico ginecologista e clínico geral, Sebastião Pimenta estreou na política em 1992, filiando-se ao PMDB, quando foi eleito vereador. Em 1996 tentou a reeleição, sem sucesso, obtendo menos de mil votos e ficando na suplência. Deixou as hostes peemedebistas em seguida e assinou filiação no PSDB, sendo então convidado pelo ex-prefeito Jairo Ataíde - PFL para comandar a secretária municipal de Ação Social.
Foi secretário durante quatro anos, exercendo uma gestão reconhecida pela realização de importantes projetos em benefício dos mais carentes.
Acabou retornando à câmara em 2001, com 2.500 votos obtidos no pleito de 2000, quando presidiu o legislativo municipal. Repetiu o sucesso nas urnas em 2004, com mais de três mil adesões eleitorais.
No ano passado, atendendo a uma estratégia política, Sebastião Pimenta deixou o ninho tucano e pousou no nanico PTC - Partido Trabalhista Cristão, legenda que lhe garante mais chances de se eleger deputado federal.
JUVENTUDE E HONESTIDADE
Sebastião Pimenta justifica sua pré-disposição de se candidatar ao congresso nacional por acreditar que seu nome significa inovação em uma região que, ao longo da sua história, vem sendo enganada por políticos aventureiros, que apenas tratam de explorar demagogicamente o seu imenso contingente eleitoral. Para ele, a região carece de uma candidatura jovem, de alguém com passado limpo e que não signifique retrocesso.
Ressaltando que há 14 anos é respeitado como um político atuante e honesto, realizador e preocupado com a melhoria de vida do povo, Sebastião Pimenta espera ser um dos três candidatos ao congresso nacional eleitos pelo PTC em Minas Gerais, entre os 57 que a chapa da legenda reuniu para as eleições de outubro.
Seu otimismo aumenta quando observa que a chapa da sigla conta com candidatos considerados barrigudos - aqueles que certamente reunirão mais de 30 mil votos necessários para se eleger. Nas suas contas, dois desses barrigudos serão eleitos, deixando a sobra dos votos para um terceiro candidato que precisaria de pouco mais de 25 mil votos para assegurar o mandato.
PESQUISA
O vereador também comemora resultado de pesquisa realizada em Montes Claros que lhe concedeu quase 15% das intenções de voto do eleitor, frisando que isso significa, de acordo com o número de eleitores no município, 30 mil votos.
Apesar de sua contabilidade positiva, Sebastião Pimenta quer mais apoio. Integrante da bancada que dá sustentação à administração municipal no legislativo, ele pretende inserir nesse rol adesista o prefeito Athos Avelino - PPS, ainda que o chefe do executivo esteja compromissado com a candidatura de seu correligionário Humberto Souto.
Ainda de acordo com o vereador, ele já conversou com Athos Avelino sobre o assunto e recebeu a garantia de que terá a mesma atenção - já que a pretensão do paço seria a de eleger pelo menos dois deputados federais.
Em relação a Humberto Souto, adversário mais próximo - e que o estaria fazendo nadar contra a corrente dentro da prefeitura Sebastião Pimenta não considera uma ameaça à sua eleição. Acredita que não terá muito trabalho para reunir mais votos que o concorrente aqui e fora de Montes Claros.
Ele também lamenta que essa perspectiva de vitória esteja incomodando o ex-ministro do TCU a ponto de ele exigir que a administração puxe a sardinha pro seu lado, ao mesmo tempo em que cobraria pressões aos servidores municipais para fiquem atrelados à sua candidatura. Confessando que considera tais atitudes desleais e superadas, Sebastião Pimenta acrescenta que se sente mais útil aos interesses do Norte de Minas que o ex-ministro e que isso acabará sendo assimilado pelos eleitores.
TRABALHO CONGRESSISTA
Entre as ações que pretende desenvolver no congresso nacional, caso seja vitorioso nas urnas, Sebastião Pimenta destaca aquelas que seriam fundamentais.
Segundo ele, a primeira medida seria instalar um inédito gabinete parlamentar em Montes Claros, composto por profissionais exclusivamente técnicos para elaborar projetos imprescindíveis para a região. Argumenta que por falta desses profissionais, e diante da incapacidade da maioria das prefeituras do Norte de Minas em elaborar as ideações, recursos disponíveis no Banco do Nordeste, que somam mais de 400 milhões de reais, por exemplo, voltaram para os cofres da instituição.
Ele também inclui entre suas prioridades na atuação parlamentar gestões para a expansão dos programas sociais na região, a instalação de uma universidade federal em Montes Claros e de uma escola técnica profissionalizante com cursos gratuitos bancados pelo governo em Brasília.
No setor de saúde, Sebastião Pimenta aponta a necessidade de aumentar o número de equipes do PSF - Programa saúde da família por ser uma medida que, além de promover a saúde das famílias, gera emprego e renda, já que cada equipe permite a contratação de nove profissionais.
O vereador ainda cita a importância de promover a medicina moderna para prevenção às doenças, que a cada dia atingem um número maior de pessoas no Norte de Minas, uma região de doentes crônicos, o reajuste na tabela do SUS - Sistema único de saúde e, também, medidas que gerem desenvolvimento nas zonas urbana e rural entre as inúmeras que estão sendo reunidas para melhorar de vez a vida do norte-mineiro.