Educação, política e polícia no combate ao crime

Jornal O Norte
Publicado em 04/07/2007 às 17:27.Atualizado em 15/11/2021 às 08:08.

Militar ressalta a importância


de se investir em políticas


educacionais para uma


sociedade mais justa



Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil



A efetiva participação de políticos e de educadores no processo de segurança pública em Montes Claros foi ressaltada pelo Coronel Heli José Gonçalves, comandante da 3ª Companhia da polícia militar, durante homenagem que a câmara municipal prestou ao reitor da Unimontes, Paulo César Gonçalves de Almeida, nesta terça-feira (leia mais nesta página).



Segundo ele, ao prestar homenagem especial a um educador, o legislativo de Montes Claros ressaltou o papel que o ensino defende na consolidação de uma sociedade pautada nos princípios da cidadania, frisando que essa reverência é essencial e que a polícia acredita que os problemas relacionados à segurança pública podem ser resolvidos através da educação e da boa ação política.



- Torcemos para que mais profissionais do segmento educacional sejam lembrados pelo trabalho que desenvolvem em benefício de uma sociedade mais justa. Essas lembranças ajudam a reforçar a luta por uma cidadania mais tranqüila – disse, destacando a parceria que a polícia tem encontrado nos representantes educacionais e políticos do município para que a população seja privada da violência a que está submetida, sobretudo por conta do grande número de assassinatos registrados neste semestre de 2007 - superando números que assustaram a população em 2005.



- Em 2005, tivemos um período ruim com o aumento da violência, que conseguimos combater, obtendo conquistas importantes no aspecto de melhoria do setor de segurança pública por conta de investimentos nas forças policiais e, sobretudo, por conta do engajamento da população como parceira da luta contra o crime, denunciando a ação dos marginais.



MOMENTO CRÍTICO



Coronel Heli Gonçalves reconhece que vivemos um momento crítico face ao índice de criminalidade que voltou a crescer, principalmente a violenta, mas que a polícia está agindo para reduzi-la. Salienta que as novas ações de combate sistemático ao crescente banditismo já tiveram início - há um mês, e que a PM já começou a lançar os seus 135 novos soldados (que estão em curso preparatório) para o patrulhamento das ruas.



- Estamos deflagrando uma série de operações em conjunto com outras polícias e instituições parceiras, no sentido de resgatar a segurança do cidadão – acrescentou, sustentando que essas ações terão ainda maior eficácia quando a nova cadeia estiver funcionando.



- O novo presídio vai causar um impacto surpreendente na questão de segurança pública de Montes Claros, assim que ela for inaugurada, em outubro deste ano.



OLHO VIVO



Outra medida que o coronel Heli Gonçalves aponta como importante para conter a violência e a criminalidade em Montes Claros é a instalação do projeto Olho Vivo, sistema de câmera e de monitoramento da PM no centro comercial da cidade e que está em caráter experimental.



- Mais uma vez tivemos o respaldo de nossos representantes políticos para que possamos combater a violência com mais eficiência. Ainda hoje tivemos a adesão de quatro deles nesse propósito – conta o militar, informando que os parlamentares da bancada do Norte de Minas na assembléia legislativa se comprometeram a apresentar emendas ao orçamento do Estado, no valor de 50 mil reais, para que o Olho Vivo seja instalado no centro da cidade.



- É um projeto que apresenta ótimos resultados e que está sendo acatado por centros onde o segmento empresarial tem mais força econômica. Aqui em Montes Claros, há dois anos tentamos implantá-lo, mas sempre esbarrando nas dificuldades financeiras dos empresários e comerciantes. Por isso, reduzimos para nove o número de câmeras a serem instaladas naquela região da cidade, e com os recursos sinalizados pelos deputados da bancada do Norte de Minas isso será possível.



ESTADO FORTE E CONFIANÇA



Coronel Heli Gonçalves reconhece que os criminosos estão cada dia em número maior, ainda que as polícias militar, civil e federal venham atuando de forma mais rígida para combatê-los. Ele, no entanto, não concorda com as informações de que os bandidos estão com poder de fogo que inibe as ações policiais.



- Essa visão de que os bandidos estão mais armados que as forças policiais, de que estão mais organizados que o Estado não é correta. Quem está organizado e bem armado para enfrentá-los é o Estado. Temos, às vezes, problemas pontuais, mas de fácil solução – disse.



O comandante da 3ª CPM comemora os resultados que a PM tem alcançado no combate ao crime em Montes Claros, onde goza de enorme prestígio junto ao povo. Ele cita que a confiança da população nas ações policiais, de acordo com pesquisas, alcança níveis sem precedentes, apesar do momento conturbado.



- O nível de confiança na polícia militar é de setenta e cinco por cento, de acordo com as consultas – completa.



Coronel Heli Gonçalves também garante que as conquistas que estão sendo alcançadas no momento, no combate ao crime, serão mantidas com novos investimentos no setor de segurança pública.



- Estamos promovendo uma segurança pública sustentável, para evitar que os índices de violência voltem a crescer. Com as operações em curso, até o fim do primeiro semestre do ano que vem Montes Claros terá um setor de segurança pública exemplar – encerra o comandante da 3ª Companhia da polícia militar.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por