Da redação
Em 2007 os vereadores de Montes Claros votaram 210 projetos e 51 resoluções. O número foi 19% maior que no ano passado, quando foram aprovados 170 projetos de leis.
Na reunião extraordinária realizada na quinta-feira passada, 20, foram aprovados oito projetos e quatro resoluções.
Mas pelo menos 100 projetos ficaram engavetados, sendo que a metade não foi nem a plenário para apreciação e já tinham pareceres das comissões. Entre eles, o projeto da lei do meio passe para estudantes, de autoria de Lipa Xavier, PCdoB.
E, pelo visto a possível votação desses projetos ficará para 2008, já que como rege o regimento interno da Câmara as sessões legislativas se encerraram no dia 24 de dezembro. No dia primeiro de janeiro tem início o recesso parlamentar.
Já na assembléia legislativa de Minas na última semana de trabalhos antes do recesso de fim de ano, de 21 de dezembro a 31 de janeiro, foi concluída a tramitação de 40 projetos, que agora serão encaminhados para a sanção do governador, na próxima semana.
RECORDE DE PROJETOS DO PRESIDENTE
O presidente Luis Inácio Lula da Silva dominou a produção legislativa em 2007 na câmara. O executivo foi autor de 119 projetos dos 157 sancionados pelo congresso este ano, o que representa 75,8%. Por outro lado, os parlamentares foram responsáveis por apenas 36 propostas.