Eleitores de duas cidades do Norte de Minas, Ninheira e Gameleiras se depararam com uma situação curiosa este ano: uma única candidatura ao cargo de prefeito nas eleições de dois de outubro. Em casos como estes, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o procedimento a ser adotado. A Lei diz que quando não há oposição, um voto já é suficiente para eleger o prefeito. A regra é 50% dos votos mais um. Como o candidato está sozinho, já tem a maioria, ele mesmo pode se eleger, porque para isso basta ter um único voto.
MAIS 17 EM MINAS
Em todo o país, 97 municípios, em 13 estados brasileiros, possuem apenas um candidato a prefeito. São eles: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins. Em todo o estado de Minas Gerais, além de Ninheira e Gameleiras outras 17 cidades vão às urnas majoritárias com apenas um candidato.
No Brasil são 144 milhões de eleitores em 5.568 municípios brasileiros devem ir às urnas no dia dois de outubro, pelo primeiro turno do plebiscito. Nas localidades onde for necessário o segundo turno, os eleitores deverão voltar às urnas no dia 30 do mesmo mês.