A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e a Câmara Federal dão posse, em 1° de fevereiro, aos deputados eleitos no pleito de 2010. Entre as duas Casas legislativas há divergência em relação às políticas adotadas na escolha dos suplentes que assumirão as cadeiras a partir do mês que vem.
A ALMG optou por seguir liminar do Supremo Tribunal Federal que convoca o primeiro suplente do partido para assumir os cargos dos deputados afastados. Já em Brasília a situação é diferente: a Câmara decidiu chamar os deputados da coligação para assumir as vagas em aberto.
Na esfera federal, Jairo Ataíde, João Bittar, Humberto Souto e Edmar Moreira esperam as vagas de Carlos Melles, (DEM) que assumiu a secretaria de Transportes e Obras Públicas, de Bilac Pinto, (PR) novo secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais, de Narcio Rodrigues (PPS) que está à frente da secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior e de Alexandre Silveira (PSDB) que assumiu a pasta de Gestão Metropolitana no governo Anastasia.
O democrata Vitor Penido e o tucano Bonifácio Andrada têm vaga garantida porque são os primeiros suplentes tanto do partido quanto da coligação que disputaram as eleições. Eles ocupam os cargos de Melles e Silveira. Até o momento, quem assumirá as outras duas vagas restantes, de Nárcio e Bilac, serão os democratas Jairo Ataíde e João Bittar.
Por outro lado, Humberto Souto (PPS) e Edmar Moreira (PR) esperam assumir, em 1° de fevereiro a herança deixada por seus colegas de partido. Em lados opostos na disputa pela suplência na Câmara Federal, os norte-mineiros Souto e Ataíde, buscam a qualquer custo reeleição.
Procurados pela reportagem, os parlamentares Humberto Souto e Jairo Ataíde não foram encontrados para falar sobre o assunto.
VAGA GARANTIDA
O Norte de Minas aumenta a representatividade na ALMG com a entrada da deputada Ana Maria Resende (PSDB), no lugar do colega Lafayette Andrada, que se afastou para assumir a secretaria Estadual de Defesa Social. A tucana tem vaga certa na 17ª Legislatura (2011-2015) por ser a primeira suplente de seu partido e a segunda da coligação.
De acordo com a regra definida pela liminar do STF, os outros suplentes a serem convocados em fevereiro são os seguintes: Romel Anízio (PP) no lugar de Gil Pereira; Luiz Carlos Miranda (PDT) ocupa a vaga de Carlos Pimenta; Delvito Alves (PTB) substitui Bráulio Braz; Rômulo Veneroso (PV) assumirá na vaga deixada por Agostinho Patrus Filho e, por fim, de acordo com a decisão da ALMG, Romeu Queiroz (PSB), terceiro suplente de sua coligação, ocupa a vaga do colega de partido Wander Borges que assumiu a secretaria de Desenvolvimento Social.