Deputado pede liberação de crédito para o Pronaf Mais Alimentos

Jornal O Norte
Publicado em 24/06/2009 às 12:03.Atualizado em 15/11/2021 às 07:02.

Renata Klausing


Colaboração a O NORTE



O deputado estadual Arlen Santiago (PTB) solicitou aos bancos do Brasil e do Nordeste a agilização da aprovação e liberação de crédito para os produtores interessados em financiamento através do Pronaf mais alimentos - Programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar.



Esse programa visa financiar atividades agropecuárias e não-agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor rural e de sua família. As atividades não-agropecuárias incluem os serviços relacionados com turismo rural, produção artesanal, agronegócio familiar e outras prestações de serviço no meio rural, que sejam compatíveis com a natureza da exploração rural e com o melhor emprego da mão-de-obra familiar.



O Pronaf mais alimentos é o apoio financeiro a investimento para produção de milho, feijão, arroz, trigo, mandioca, olerícolas, frutas, leite, criação de gado de corte, suinocultura, avicultura, caprinos e ovinos.



Uma das medidas do programa é a criação de uma linha especial de crédito para investimento de longo prazo, que destinará recursos para investimento em infraestrutura produtiva, o que inclui ações como compra de máquinas e equipamentos, correção de solos, irrigação, armazenagem, formação de pomares, entre outros.



Ciente da importância do programa, o deputado intercedeu junto às instituições financeiras para que, até o fim do mês de junho, sejam liberados os 250 projetos protocolados, que poderão contribuir para o Programa Mais Alimentos em Minas Gerais, especialmente no Norte de Minas. “O Mais alimentos cria condições necessárias para o salto de produção e de produtividade da agricultura familiar”, declarou o parlamentar.



Diante disso, o Gerente de Mercado de Agronegócios do Banco do Brasil, Sr. Carlos Geovane Rodrigues Queiroz, declarou que estão sendo envidados todos os esforços para que as propostas do Pronaf Mais Alimentos sejam contratadas e os recursos liberados até o dia 30 de junho desse ano, data de vigência do programa na safra de 2008/2009.



Ainda de acordo com o gerente, todas as agências do Banco do Brasil no Estado de Minas Gerais, bem como o Centro de Suporte Operacional, também responsável pela análise de operações de crédito, estão orientados a priorizar o atendimento de propostas do Pronaf Mais alimentos.



Segundo Arlen Santiago, essa é uma oportunidade de compra ao trabalhador do campo que almeja produzir com mais qualidade: “Tecnologias apropriadas para a agricultura familiar e sistemas de produção diversificados e sustentáveis vão gerar mais produtividade e renda no campo”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por