Deputado Paulo Guedes muda título e provoca reação dos eleitores de Manga

Jornal O Norte
Publicado em 18/10/2007 às 11:24.Atualizado em 15/11/2021 às 08:20.

MANGA – Um mês depois do pronunciamento em que causou divergência com a imprensa do Norte de Minas, principalmente de Montes Claros, o deputado estadual Paulo José Carlos Guedes -PT provoca outra avalanche de descontentamento. Desta vez diante dos eleitores de Manga, município onde o parlamentar foi vereador por três mandatos.



Paulo Guedes transferiu o domicílio eleitoral. Natural de São João das Missões, município recém-emancipado e vizinho a Manga, Paulo completou 37 anos no último dia 1º. Saiu de Manga para ser o mais novo eleitor da seção 86 (localizada na Avenida Presidente Kennedy, Bairro Edgar Pereira) da 185ª Zona eleitoral de Montes Claros. Ele nega que a mudança seja sinal de uma possível candidatura a prefeito da cidade pólo do Norte de Minas. E também desconversa sobre pretensões na sucessão municipal em Manga.



Em entrevista, via telefone, ao jornalista e primo Luís Cláudio Guedes, que mora em Brasília-DF, o deputado explica que a missão dele nas eleições de 2008 será a de colaborar ativamente para eleger pelo menos 20 companheiros para as prefeituras da região (Norte de Minas). A entrevista foi na noite de segunda-feira, 15, e colocada no blog do jornalista (www.luisclaudioguedes.uniblog.com.br) na noite de terça-feira, 16.



Em pouco tempo houve a reação virtual de eleitores de Manga. As manifestações são diversas. Cada um expressa da maneira possível a ira com o “abandono” eleitoral do deputado Paulo Guedes, que se mudou “de mala, cuia e título eleitoral” para Montes Claros. Nos comentários, os manguenses até confessam que votaram em Guedes por ele ter sido o candidato “natural” de Manga e, agora, estão decepcionados com o adeus do deputado e ex-vereador. Uns até prometem o troco nas eleições de 2010, numa possível candidatura de reeleição do petista.



VOTAÇÃO



Nas eleições de 2006, o melhor desempenho percentual de Paulo Guedes foi justamente em Manga. Ele obteve 5.383 votos, ou seja, 61,25% dos votos nominais no município onde foi vereador no período de 1993 a 2004.



A maior votação numérica foi em São Francisco com 6.831 votos (34,64% dos votos nominais). Em São João das Missões, o petista conseguiu 797 (25%) votos. Ficou com 44% dos votos em Juvenília.



Cerca de 55% da votação de Paulo Guedes originaram da microrregião de Januária/Manga. De acordo com o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), o petista foi eleito com 46.542 votos, sendo 45.473 oriundos do Norte de Minas.



Ostentando o título de Cidadão Honorário de Montes Claros, Paulo Guedes obteve 1.818 votos nas eleições de 2006 no município onde passa a ser eleitor e também onde permaneceu efetivamente para comandar a função de presidente da Avams – Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene – entre 2001 e 2004, e direção do DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – no período de 2003 a 2006. (Oliveira Júnior com Luís Cláudio Guedes).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por