Cláudia Rocha
Repórter
O PEP - Programa de educação profissional da SEE - Secretaria de estado de Educação foi um dos temas abordados pelo deputado Ruy Muniz (DEM) na assembléia legislativa de Minas Gerais. Ele considera o programa vitorioso e um dos mais importantes na área educacional em Minas, tendo sido lançado ano passado pelo governador Aécio Neves. O programa proporciona formação para mais de 40 mil jovens em diversas áreas, como: mineração, indústria, comércio, meio ambiente e saúde.
(foto: IMPRENSA MG)
Anastasia (dir.) recebe o deputado Ruy Muniz
em seu gabinete no Palácio.
Ruy relata que, em Montes Claros, 22 mil jovens se inscreveram para cursos profissionalizantes e apenas 1.360 vagas foram disponibilizadas. O deputado se reuniu com o vice-governador Antônio Anastasia, para expandir a oferta de cursos no Norte de Minas, que se comprometeu, juntamente com o subsecretário João Filocre, a lançar um novo edital – a partir de maio - para a contratação de mais escolas e cursos. A meta é criar oportunidade de formação para mais 70 mil estudantes até 2010.
O deputado solicitou ainda o aumento de vagas gratuitas em universidades estaduais, como Unimontes – Universidade estadual de Montes Claros e Uemg – Universidade do estado de Minas Gerais, alegando que esse valor que se gasta para a educação de 25 alunos por sala de aula, pode ser gasto para 40, com a mesma qualidade de ensino.
O deputado apresentou, ainda, o projeto de lei 1.968/07, de sua autoria, que altera critérios de eleição do reitor e vice-reitor da Unimontes.