Samuel Nunes
Repórter
Ruy Muniz (DEM), presidente da comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, revela que está trabalhando e já se encontra na fase final da elaboração do plano decenal da educação.
- No plano decenal, estamos dando uma ênfase considerável à valorização do professor em geral, da rede estadual, municipal, e vamos incluir e dedicar uma valorização especial ao professor de educação física. Chegou-se ao ponto da educação física na escola noturna não ser mais obrigatória – salienta.
(foto: ARQUIVO/XU MEDEIROS)
Ruy Muniz: - Falo que não há qualquer desculpa para um prefeito
implantar a educação integral rapidamente.
Ruy ressalta a importância da atividade física para crianças e adolescentes.
- A pessoa que pratica esporte como basquete, judô, ele se afasta das drogas, é disciplinado, mais líder, tem um efeito positivo na sua vida – frisa.
O parlamentar destaca ainda a relevância da educação integral, ao afirmar que inúmeras pessoas têm a concepção que esta é educação de oito horas onde a criança fica pela manhã e na parte da tarde na escola.
- Se fosse desta forma, a educação integral é um projeto para daqui a 10, 15, 20 anos. Teríamos que dobrar o número de prédios escolares, uma vez que as escolas são todas usadas em dois períodos, manhã e tarde – diz.
Ruy Muniz explica que a educação integral moderna e inteligente não é desta forma, e sim usar os equipamentos que uma cidade dispõe como, por exemplo, os parques, clube de esportes que esteja ocioso e faculdades onde a estrutura é usada somente à noite.
- Falo que não há qualquer desculpa para nenhum prefeito implantar a educação integral rapidamente em seu município. Precisam dar espaços esportivos, culturais, parte tecnológica. Neste contexto, temos os telecentros que podem estar complementando a educação integral. Temos a parte do empreendedorismo onde as crianças podem ser levadas, por exemplo, a um posto de gasolina para que elas possam aprender como é o seu funcionamento. As crianças devem ser estimuladas e ter sonhos e querer se alguém. Portanto, a educação integral é fácil e possível fazer, temos que usar voluntários, diretores de escola, juízes, promotores, bancários, aposentados.
Ruy Muniz frisa que a educação integral é o desafio para toda a sociedade sendo que o grande eixo é o esporte que desenvolve os talentos da criança.
- O esporte ensina saber perder, a ganhar, ensina a disciplina, dá ética e caráter para uma pessoa. Por isso, eu defendo a educação integral e o esporte é o seu grande eixo – conclui o deputado Ruy Muniz.