Edmilson Guimarães
Repórter
O deputado Ruy Muniz é abraçado pelo governador Aécio Neves
poucos segundos antes de receber a comenda (fotos: DIVULGAÇÃO)
Durante a tradicional entrega da “Medalha da Inconfidência”, solenidade que marca as comemorações do 21 de abril, data escolhida para homenagear a inconfidência mineira e seu mártir Tiradentes, o deputado estadual Ruy Muniz recebeu do governador Aécio Neves a Medalha de Honra, comenda entregue a políticos e personalidades que contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil e que buscam perpetuar os ideais de luta e liberdade pregados pelos inconfidentes.
Várias personalidades nacionais estavam entre os homenageados, que foram representados pelo presidente em exercício José Alencar, escolhido como orador oficial do evento. Durante a programação realizada na Praça Tiradentes, no centro histórico de Ouro Preto, foi prestada ainda uma homenagem aos 20 anos da promulgação da Assembléia Nacional Constituinte.
Ao receber a homenagem o deputado Ruy Muniz destacou a importância de ser lembrado durante uma solenidade que comemora o que tenha sido talvez o movimento mais importante da história brasileira, e através do qual o brasileiro demonstrou que mesmo sendo um povo pacífico e ordeiro era capaz de se rebelar e reagir contra injustiças. “A coragem e o espírito de luta dos inconfidentes servem de inspiração a muitos de nossos líderes até os dias de hoje”, lembrou Ruy Muniz.
Além do deputado Ruy Muniz, o Norte de Minas também teve outros homenageados como o deputado Paulo Guedes, de Manga, e o prefeito de Taiobeiras, Dermerval Germano da Cruz.