Tatiana Veloso
Repórter
O deputado estadual Ruy Muniz, líder DEM na assembleia, reuniu-se ontem, quinta-feira, com o presidente da Ruralminas, Paulo César Bregunci, para solicitar a liberação de máquinas mecanizadas para melhorar as condições das estradas vicinais de Janaúba. O objetivo, segundo o deputado, é melhorar o atendimento às comunidades, bem comoo escoamento da produção.
- Após o período de chuvas, as referidas estradas se encontram em péssimo estado, necessitando com urgência de melhorias - afirma o deputado.
Segundo ele, aproximadamente 87% da malha rodoviária mineira são formados por estradas vicinais. Trajetos não pavimentados são de pequena extensão, mas fundamentais para o escoamento da produção agropecuária, para o acesso a postos de saúde, e ainda para o transporte escolar e a circulação das pessoas que residem no seu entorno.
Reconhecendo a importância econômica e social dessas estradas, o governo do estado lançou em 2004 o programa Caminhos de Minas, visando à implementação de ações de conservação e readequação das estradas vicinais. O trabalho de recuperação das estradas vicinais envolve ações de conservação de solo e água e introduz o conceito de estrada ecológica. Os projetos são desenvolvidos visando ao menor dano possível ao ecossistema, aproveitando a vegetação nativa nos locais sujeito a erosão.
As bacias de captação, construídas ao longo das estradas, favorecem o escoamento adequado das águas pluviais. Isso possibilita a infiltração no lençol freático, evitando o assoreamento dos rios no entorno.
Nesse encontro, o presidente da Ruralminas, Paulo Bregunci, confirmou a liberação das máquinas mecanizadas para o município de Janaúba, até o próximo dia 15, para que o prefeito daquele município, José Benedito, possa melhorar as estradas vicinais e o escoamento da produção.
PROJETO JAÍBA
Foi discutido também, durante a reunião, o projeto Jaíba. Segundo o deputado Ruy Muniz, o presidente da Ruralminas está bastante animado com a etapa empresarial, as perspectivas da cultura da cana de açúcar e a questão da usina de biodiesel, projeto sob responsabilidade da Petrobras.
Ruy Muniz aproveitou para reivindicar a construção de barraginhas e da estrutura de captação de água que fazem parte do Programa estruturador para o Norte de Minas, do governo Aécio Neves. O programa ensina as pessoas a conviver com a seca, além de aprender a reter água nas suas propriedades, para que, num período de estiagem, possam usar o produto em suas plantações e animais.
Várias patrulhas já estão operando na região, sendo uma na cidade de Montes Claros, onde está sendo construída uma grande barragem. Depois vai para Ibiaí, Buritizeiro, Várzea da Palma e Ubaí. Tem patrulha que está na cidade de Lontra, terminando uma barragem, e em seguida vai para Patis, São Francisco, Japonvar e Glaucilândia. Outras estão no Vale do Jequitinhonha, nos municípios de Medina, Pedra Azul, Comercinho, Itaobim e Novo Cruzeiro. A última encontra-se em Teófilo Otoni, e depois vai para Itabacuri, Campanaro, Pavão e Ladainha.
Ruy Muniz elogiou a atuação do Governador Aécio Neves, que está levando benefícios ao agricultor, ao homem do campo e das regiões do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri.