Para Ruy Muniz, Aécio Neves
deu aula de como administrar
o dinheiro do povo
Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/eduardobrasil
O deputado estadual Ruy Muniz – DEM aproveitou a presença do secretário de estado da Saúde, Marcus Pestana, em Montes Claros, sexta-feira, na inauguração do Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves para ressaltar os serviços que o governo Aécio Neves – PSDB tem prestado a Montes Claros e ao Norte de Minas.
(foto: Wilson Medeiros)
Para ele, a unidade médica instalada em prédio de nove andares, anexo ao Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes - Universidade estadual de Montes Claros é um grande auxílio para que o município reaja aos problemas que o setor de saúde pública acumula, sem que seus responsáveis dêem sinais de que os vencerão.
- Montes Claros e o Norte de Minas passam a contar com um importante serviço no setor de saúde pública, com qualidade, tecnologia. Um centro de especialidades para atender gratuitamente à população mais vulnerável, usuária do SUS (Sistema Único de Saúde) – disse o parlamentar em entrevista ao repórter Nairlan Barbosa, da Rádio Expressão.
EXEMPLO A SER SEGUIDO
O governador Aécio Neves, ainda conforme o deputado, ex-vereador em Montes Claros, fez questão de deixar patente, mais uma vez, que está preocupado com a região, investindo recursos importantes para setores vitais como o de saúde. Ele frisa os valores aplicados na construção e na aquisição de equipamentos de primeira linha, que somam quase seis milhões de reais.
Com a inauguração do Centro de especialidades, o governador Aécio Neves, segundo Ruy Muniz, deu uma nova aula de administração a quem precisa das lições, demonstrando como se aplica dinheiro público em obras, fazendo os recursos renderem, valorizando cada centavo para atender à população mais carente, disse, referindo-se à administração municipal - que não conseguiria manter um padrão de atendimento à altura das necessidades do cidadão.
- O governador deu mais uma aula de como gerir dinheiro do povo. O prefeito esteve aqui, viu e ouviu tudo. Espero que ele tenha aprendido alguma coisa – salientou.
GESTÃO INCAPAZ
Segundo Ruy Muniz, a deficiência no setor de saúde em Montes Claros pode ser verificada nos postos e centros de saúde, onde faltam remédios, médicos, uma gestão eficaz.
Ele elogia o trabalho prestado pela Unimontes que seria a exceção no setor de saúde no município, amparando grande parte de quem precisa de atendimento médico gratuito e que a prefeitura não garante.
O deputado também diz ser difícil entender um setor público de saúde tão deteriorado como o de Montes Claros, enquanto o município, todo mês, recebe recursos expressivos do governo federal para manter o atendimento nos padrões adequados.
- Todos os meses, a prefeitura de Montes Claros recebe oito milhões de reais para o setor de saúde pública. É muito dinheiro. No entanto, o povo continua sem atendimento médico, problema que finalmente o governo veio amenizar com o Centro de especialidades.
PSF
Ruy Muniz ainda lembra que apesar dos recursos governamentais que aportam aqui, para a saúde pública dos montes-clarenses, o município também não consegue manter com o dinamismo necessário o PSF – Programa saúde da família, bancado pelo governo federal. Apesar dos recursos que a União garante para o setor, informa o deputado, membro da Comissão de Saúde da assembléia legislativa de Minas Gerais, o PSF não tem a eficácia exigida e, tampouco, um número de pontos de apoio condizente com a demanda local pelos seus serviços preventivos de saúde.
- Existem 45 equipes do PSF em Montes Claros, enquanto seria necessário um mínimo de setenta, hoje. Destas 45 equipes, apenas 35 têm médicos. Portanto, temos na cidade dez equipes do PSF sem médicos e isso não se dá por volta de recursos, mas de uma boa gestão administrativa, transparente e ativa. Uma gestão eficaz, que o povo de Montes Claros passará a contar no ano de 2009 – encerra Ruy Muniz, que concorrerá à sucessão municipal no ano que vem.