George Nande
Colaboração para O NORTE
Vice-presidente da câmara municipal, a vereadora Rita Vieira (PSDB) retornou do recesso parlamentar preocupada com alguns problemas que vêm atormentando a população de Montes Claros. Um deles é o crescimento da infestação do mosquito Aedes aegypti e de casos de dengue, principalmente em regiões tomadas pelo mato e a sujeira. Biomédica, ela pede o envolvimento de toda a sociedade para combater essa terrível doença, que pode levar à morte. No ano passado, a legisladora entrou com um requerimento na Câmara, pleiteando ao município a definição de medidas mais rigorosas contra os proprietários que mantêm imóveis abandonados e entregues às ações de animais peçonhentos, muriçocas, mosquito da dengue e de marginais.
Segundo Rita Vieira, há muitos terrenos baldios que vêm servindo como depósito de lixo para parcela da população e como esconderijos para marginais. Para a vereadora, os donos dessas áreas deveriam ser penalizados por exporem a saúde de terceiros aos riscos e contribuírem para a prática de crimes. Ela reconhece o esforço da administração municipal e dos organismos sanitários, mas pede agilidade na limpeza dos lotes vagos e vazios urbanos que vêm sendo usados para desova de lixo e entulho. A vereadora ressalta que há muitos materiais inservíveis que podem acumular água das chuvas e formar ambientes perfeitos para a procriação e proliferação do mosquito transmissor da dengue. Rita Vieira apela à população para usar todas as armas no combate à doença.
A vice-presidente da câmara informa ainda que, no primeiro dia útil do ano, solicitou à Secretaria Municipal de Agricultura o a execução de serviços de patrolamento e cascalhamento de várias estradas da zona rural de Montes Claros. Segundo a vereadora, o município precisa agir rápido e reformar a malha viária para não comprometer o escoamento da produção, as linhas regulares de ônibus e o transporte escolar, já que o ano letivo está próximo de começar. Para Rita Vieira, a revitalização das estradas é fundamental ao homem do campo, que sempre se vê em apuros com a poeira, os buracos e a lama, que causam muitos problemas e prejuízos às comunidades.
A vereadora pleiteia a reforma das estradas dos Assentamentos Boa Esperança e Estrela do Norte e das localidades de Barrocão, Brejão/Curralinho, Buriti Seco, Cabeceira de Baixo, Caissarinha, Camela, Cana Brava de Ermidinha, Barro Branco, Conjunto Vale do Sol, Corredor do Pequi (Lapa Grande), Cruzeiro do Sul, Gameleira I, Jardim Europa I e II, Lagoinha, Morro Grande, Mimoso, Pedra Preta, Planalto de Ermidinha, Planalto do Engenho, Planalto Rural, Ponte Grossa, Pradinho, Rio do Peixe, Santa Rita Rural, Santa Rita do Canaci e Serra Velha. Rita Vieira também pleiteia à Secretaria Municipal de Agricultura a gradeação de terras dessas comunidades para o plantio de várias culturas.