Eduardo Brasil
Repórter
Pré-candidato à sucessão municipal em Montes Claros, o deputado estadual Ruy Muniz acredita que até meados de maio haverá uma decisão em relação ao nome com o qual o seu partido, Democratas, seguirá na disputa das urnas majoritárias de outubro. Atualmente, além de Ruy Muniz, a legenda tem outro nome de peso concorrendo à indicação, o do ex-prefeito e atual deputado federal, Jairo Ataíde.
Ruy Muniz acredita que os democratas vencerão as eleições
de outubro colocando na prefeitura uma pessoa capaz
(foto: WILSON MEDEIROS)
- Espero que o escolhido seja eu. Estamos trabalhando nessa perspectiva – acrescenta o parlamentar, observando que tem conversado bastante com o deputado federal Jairo Ataíde nesse sentido.
- Até maio chegaremos a um acordo e faremos uma grande festa para o lançamento do nosso candidato para a sucessão municipal. Se Jairo for escolhido, terá todo o meu apoio, de forma integral. Da mesma forma, contarei com o apoio dele, de Ana Maria (deputada estadual pelo PSDB e ex-primeira-dama do município), caso seja escolhido. A nossa meta, a meta dos democratas é servir ao povo, colocando na prefeitura alguém realmente com essa capacidade.
Ruy Muniz confia que a sigla caminhará forte para o pleito deste ano, sustentada numa coligação expressiva. Nesse aspecto, ele adianta que a aliança já contaria com o PSDB e com o PR, ao mesmo tempo aglutinando outras forças políticas.
- Estamos em constantes contatos com deputados estaduais e federais buscando consolidar essas alianças. Vamos realizar uma campanha bonita e coesa, sincera, unida ao povo para que o povo chegue à prefeitura.
PROJETO DE GOVERNO
Ruy Muniz, apesar da indefinição que ainda paira sobre a candidatura majoritária dos democratas, não deixa de lado a elaboração de seu programa de governo.
- Pessoalmente, elaboro um grande projeto. Um projeto com base nas verdadeiras necessidades da população – conta o deputado, referindo-se à pesquisa que desenvolverá no município de casa em casa para ouvir do cidadão os seus principais problemas e, assim, resolvê-los ao longo do mandato.
- Visitaremos 107 mil domicílios em Montes Claros, nas áreas urbana e rural. Vamos saber o que o povo quer do futuro prefeito a partir das demandas que reuniremos com o estudo. Faremos um governo planejado, para que do dia primeiro de janeiro de 2011, até o fim do nosso mandado saibamos o que vamos fazer pelo povo.
Ainda de acordo com o deputado e ex-vereador montes-clarense, o programa de governo estará centrado em oferecer melhores condições de vida à população, a partir de investimentos em áreas prioritárias como de saúde, educação, de geração de emprego e renda.
- Paralelamente à elaboração desse grande programa de governo, é claro, estamos buscando garantir os meios para que contemos com recursos financeiros suficientes para não pararmos no discurso, nas promessas, comportamento que vem caracterizando a atual administração municipal.
QUARENTA ANOS EM QUATRO
Ruy Muniz reitera sua proposta de promover um desenvolvimento municipal dinâmico e eficaz. Que possa realizar em apenas quatro anos o que talvez não fosse possível em quatro décadas.
- Quero ser o JK de nossa cidade, de nossa região. Nada melhor do que se espelhar em um político que promoveu, em cinco anos, um desenvolvimento que demoraria cinqüenta para se tornar realidade no país, ao contrário do atual prefeito, que em menos de 48 meses levou Montes Claros a um retrocesso de quarenta anos.
A atual administração, afirma Ruy Muniz, tem sido incompetente e que isso está mais do que comprovado com o balanço que se faz das obras do governo municipal. Não existem.
- Ele divulga obras do governo estadual, do governo federal como se fossem obras construídas por ele. Ora, todo mundo sabe que essas obras jamais foram realizadas pela sua administração.
Um exemplo, entre as centenas de outros que o deputado observa que poderia dar, da incompetência do prefeito Athos Avelino (PPS) em administrar a cidade, como prometeu na campanha eleitoral, é o caso do Mocão.
- O prefeito tem os recursos necessários para as obras e não as realiza. Quando na prefeitura, vamos ensiná-lo como se administra uma cidade. O estádio municipal de futebol Antônio Lafetá Rebelo será construído em noventa dias – garante o deputado.