Comitiva espera que bom senso do
ministro do Trabalho evite o aumento
do desemprego em Montes Claros
Eduardo Brasil
Repórter
Uma comitiva montes-clarense representando os empregados que estão sendo demitidos pela Coteminas – Companhia de Tecidos de Minas Gerais será recebida em audiência, nesta quinta-feira, às 14h30, em Brasília, pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi. O encontro é resultado de ofício encaminhado à pasta federal pela câmara municipal de Montes Claros e pela Comissão do Trabalho, da assembléia legislativa de Minas Gerais, através da deputada federal, Jô Morais – PCdoB.
Trabalhadores da Coteminas serão defendidos em Brasília
nesta quinta-feira (foto: WILSON MEDEIROS)
De acordo com Lipa Xavier – PCdoB, que integrará a comitiva, a expectativa é de que Carlos Lupi seja sensível e sensato aos apelos para que o processo de demissão coletiva na Coteminas seja estancado.
Ele argumenta que o ministério do Trabalho tem capacidade para intervir junto à direção da empresa e ao próprio José Alencar, vice-presidente da República, cuja família controla a empresa têxtil.
DIREITO JURÍDICO
No entanto, a comitiva, que poderá ser integrada por representantes da prefeitura, de quem na verdade deveria ter partido a iniciativa de pedir a audiência com o ministro do Trabalho, segundo Lipa Xavier, entende que prevalecerá o bom senso para evitar o problema social que se agiganta em Montes Claros com a demissão de quase mil trabalhadores, medida que indiretamente atingirá milhares de outras pessoas.
O vereador lembra que, juridicamente, nada impede que as demissões prossigam na Coteminas, mas que é possível uma espécie de acordo político para conter as dispensas, considerando os atores políticos envolvidos na questão, como o próprio vice-presidente da República.
- Guardamos as melhores expectativas de que as demissões serão estancadas, assim como buscaremos, junto ao ministro, apoio para a reintegração dos que já foram demitidos – observa Lipa Xavier.
AUDIÊNCIA EM MOC
Está confirmada para esta sexta-feira, às dez horas, no auditório do Centro de Cultura Hermes de Paula, em Montes Claros, a audiência pública promovida pela Comissão do Trabalho, da assembléia legislativa de Minas Gerais, que também busca evitar a demissão dos trabalhadores, processo que vem ocorrendo por etapas, tendo sido demitidos, até agora, cerca de 400 dos 800 trabalhadores incluídos na lista de dispensa.