Edmilson Guimarães
Repórter
onorte@onorte.net
BELO HORIZONTE - A criação de uma frente parlamentar de defesa dos interesses do Norte de Minas foi aprovada ontem, terça-feira, durante reunião que teve a participação dos oito deputados estaduais eleitos pela região nas últimas eleições. Na prática, a criação da frente oficializa, dentro do funcionamento da assembléia legislativa, a existência da bancada do Norte.
Na mesma reunião, duas ações práticas foram definidas pelos parlamentares. Eles decidiram que vão juntos a Brasília reivindicar uma imediata solução para a situação da BR 135, e em audiências com o ministro dos Transportes e o presidente do Denit, vão pedir a liberação de recursos para a reconstrução da estrada. Na comitiva que irá ao Planalto, os deputados vão convidar ainda para participar das audiências os deputados federais e senadores votados na região. O vice-presidente José Alencar e os ministros mineiros do governo Lula também serão visitados pelos representantes do Norte de Minas.
Outra ação também definida pela Frente parlamentar é uma audiência que será marcada com o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer, e o subsecretário Luiz Antônio Athayde. A intenção é discutir com o governo do estado, através da secretaria, formas de atrair investimentos industriais e agropecuários para a região, permitindo que a energia gerada pela usina de Irapé seja utilizada no próprio Norte de Minas, criando mais emprego e renda.
(fotos: Edmilson Guimarães)
Os deputados também discutiram a elaboração da agenda mínima, uma pauta de reivindicações comuns que será defendida pelos oito parlamentares, e que inclui questões como a revitalização do Rio São Francisco e seus afluentes, construção das barragens previstas na região, ampliação do Pró-acesso e o fortalecimento da Unimontes, entre outros temas. Uma nova reunião foi marcada para amanhã, quinta-feira.
Participaram do encontro os deputados Arlen Santiago, Gil Pereira, Ruy Muniz, Carlos Pimenta, Ana Maria, Paulo Guedes e Luiz Tadeu Leite, e a secretária de estado Elbe Brandão.