Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/eduardobrasil
O presidente da câmara municipal de Montes Claros, Cori Ribeiro – PPS informou que nesta próxima segunda-feira anunciará os nomes dos três vereadores, e de seus respectivos suplentes, para cargos na CLI – Comissão legislativa de inquérito que investigará denúncias de fraudes no processo de licitação do transporte coletivo urbano, realizado pela prefeitura e que atualmente está paralisado.
Segundo Cori Ribeiro, o processo para constituição e instalação da CLI está sendo encaminhado de acordo com os preceitos que regem o assunto, tendo sido deflagrado assim que a mesa diretora recebeu requerimento nesse sentido, assinado por mais de um terço dos vereadores, número exigido pela Lei Orgânica Municipal para que uma comissão do gênero seja criada.
A primeira medida acrescenta Cori Ribeiro, foi promover um levantamento sobre a questão da proporcionalidade das bancadas e dos blocos partidários do legislativo, que prevalece para a escolha dos vereadores.
- Nesta quarta-feira recebemos do cartório eleitoral a relação oficial da filiação dos vereadores, o que nos deixou aptos para indicar os nomes para ocupar a presidência, o cargo de relator e de terceiro membro da CLI, o que deve ocorrer na próxima segunda-feira. Até lá, estaremos avaliando os nomes mais adequados para integrarem as investigações. Uma vez escolhidos, caberá a cada um deles aceitar ou não a indicação – disse.
CLI PREMATURA
Como dirigente do legislativo, Cori Ribeiro entende que a câmara municipal agiu corretamente ao propor a constituição da CLI, fazendo jus ao seu papel de agente fiscalizador. Mas, ele não esconde que por outro lado considerou a medida precipitada (é que a prefeitura municipal, através da comissão de licitação, e da justiça, estaria apurando as denúncias de fraudes). Ele também preferiu não comentar sobre se o momento é adequado ou não para a instalação da CLI.
- Penso que a constituição da comissão foi um ato prematuro. Mas, como presidente da câmara municipal, posição que me impede de integrar a comissão, prefiro não comentar se a constituição é oportuna ou não – ressaltou, afirmando que o seu papel se limitará a cumprir o que determina o regimento interno da casa.
- Assim, nesta segunda-feira, anunciaremos os nomes dos vereadores, possibilitando que eles definam quem ocupará os três cargos da CLI para que os trabalhos de investigação possam ser iniciados. O que o regimento determinar, cumpriremos – resumiu Cori Ribeiro.