O PHS coligou com o PSB de Ruy Muniz e ao PMDB de Danilo Narciso | Foto: Álvaro Alan
POR MARCELO VALMOR
Durante a convenção do PMDB na noite dessa quinta-feira (04), o presidente do diretório municipal do partido, o deputado estadual Tadeu Martins leite, foi enfático:
- Mais do que uma coligação, PMDB e PSB caminham juntos para não permitir que o atraso, a política menor ocupe novamente a cena política da cidade e evite que Montes Claros cresça organizada e feliz.
Foi o suficiente para que os convencionais ovacionassem o nome do médico Danilo Narciso como candidato do partido a vice-prefeito na chapa com o PSB. Além dos peemedebistas, participaram do encontro o prefeito licenciado de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), a deputada federal Raquel Muniz (PSD) e a suplente de deputada federal e presidente do PRB em Montes Claros, Ariadna Borges.
O prefeito em exercício, José Vicente Medeiros, foi saudado na convenção como o melhor quadro que o partido poderia ter nesse momento para administrar Montes Claros, e prometeu entrar de corpo e alma na campanha.
O PMDB de Montes Claros tem por longos anos um alto grau de fidelidade dos seus quadros uma das marcas do partido na cidade. O prefeito em exercício, assim como o ex-prefeito Luiz Tadeu Leite e Pedro Narciso, são os chamados históricos, e estão, há décadas, no partido. Essas três lideranças reportam aos anos de 1970, quando o partido ainda era uma frente definida como Movimento Democrático Brasileiro (MDB)
- O PMDB, pela sua grandeza, pela sua história, não pode dizer uma coisa aqui e resolver outra ali. Havíamos empenhado nossa palavra que caminharíamos com Ruy Muniz nas eleições de outubro, e manteremos a aliança para o bem do partido e para o bem da cidade - definiu o deputado estadual Tadeu Martins Leite.
O discurso do PMDB foi, horas antes, na convenção do PSB, levado à exaustão pelo prefeito licenciado de Montes Claros, Ruy Muniz, que não poupou as forças retrógradas e que não desejam o bem de Montes Claros e do seu povo.
- Optamos pelo PMDB por conta da sua vontade de mudar Montes Claros, de trazer uma nova forma de fazer política. Condenamos o atraso, a forma antiga da política, de enganar as pessoas para resolver os próprios problemas, do tapinha nas costas - afirmou Ruy Muniz.
Os partidos que fecharam coligação com o PSB são o PMDB, PTB, PSD, PMN, PRTC, PRB, PHS, PTC e PPL, com cerca de 150 candidatos a vereador. Desses partidos, o único a realizar convenção nessa sexta-feira (05) foi o PHS.
Uma vez definido o prazo para a realização das convenções partidárias, pela Lei 13.165/2015, entre os dias 20 de julho a 05 de agosto, os partidos e coligações têm até as 19h do dia 15 de agosto para registrar seus candidatos nos cartórios eleitorais.