Conta de luz mais cara a partir de sábado

A elevação de 4,2% foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica

Jornal O Norte
Publicado em 26/05/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:02.








Cemig trabalha neste ano com expectativa
de redução de custos da dívida da empresa


 

A conta de luz dos clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vai passar por um reajuste médio de 3,78%. Para os usuários residenciais comuns, o impacto será de 4,2%. A elevação foi aprovada na terça-feira (25) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e passará a valer no próximo sábado.

Para os consumidores de alta tensão, representados pelos industriais, haverá uma elevação da tarifa da ordem de 2,06%. O real impacto da mudança para os consumidores será sentido na conta paga no mês de julho, referente a junho. Isso porque, em maio, são apenas quatro dias com a nova tarifa.

Como os reservatórios de água do País apresentaram uma pequena recuperação, havia uma expectativa que o reajuste ficasse próximo de zero. Mas, segundo a superintendente de Regulamentação Econômico-financeira da Cemig, Maura Galuppo Botelho Martins, outros fatores pesaram sobre o reajuste final. Alguns exemplos são a alta de 6% dos encargos cobrados sobre a energia elétrica e a elevação de 11% do IGPM em 12 meses, índice de preços que lastreia parte dos custos da companhia.

O diretor de Finanças e Relações com Investidores da Cemig, Fabiano Maia Pereira, pondera que, se comparado com março do ano passado, a energia paga pelo consumidor mineiro ainda está cerca de 4% mais baixa, mesmo após o reajuste. No entanto, essa redução tem ligação com o desligamento das usinas térmicas, cuja queda nas contas já foi sentida nos meses anteriores.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por