Nesta sexta-feira, 14/01, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (CISRUN) elegeu nova diretoria para gestão 2011-2012. A assembléia geral para a constituição da nova mesa diretora aconteceu às 09 horas, no auditório do hospital universitário Clemente Faria, em Montes Claros, e contou com a presença dos prefeitos dos municípios consorciados.
Divulgação
O novo presidente do Cisrun, Warmillon Fonseca Braga, ladeado pelo vice-presidente, prefeito de Bocaiuva, Ricardo Afonso Veloso, o secretário, Rudimar Barbosa, prefeito de Itacarambi e o presidente do Conselho Fiscal, prefeito de Januária, Maurílio Arruda
O da Rede de Urgência do Norte foi constituído em janeiro de 2010 e até então era presidido pelo prefeito de Brasília de Minas, Jair Oliva Júnior.
Por chapa de consenso, o prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga foi eleito novo presidente do Cisrun, tendo como vice-presidente o prefeito de Bocaiuva, Ricardo Afonso Veloso e secretários, Rudimar Barbosa, prefeito de Itacarambi e José Prates, prefeito de Salinas. O Conselho Fiscal será presidido pelo prefeito de Januária, Maurílio Arruda, tendo como vice-presidente a prefeita de Claro dos Poções, Maria das Dores de Oliveira.
Logo após ser eleita, a nova diretoria tomou posse, recebendo o apoio de todos os prefeitos presentes.
- O Cisrun exerce um papel de integração dos municípios e o SAMU Regional tem sido elemento importante na qualificação do atendimento às urgências e emergência na região. É com muita seriedade que tomo posse como presidente do Consórcio e conclamo a todos os colegas prefeitos para trabalharmos juntos e dar continuidade ao crescimento que a saúde pública do Norte de Minas ora vem vivenciando – ressalta Warmillon Braga em seu discurso de posse.
Ao entregar o cargo ao novo presidente, o ex-presidente do Cisrun, Jair de Oliva Júnior disse que a sensação é de dever cumprido.
- Participamos do processo de regionalização do SAMU antes da constituição do Cisrun, através do CISNORTE, que é o consórcio de saúde de Brasília de Minas, e é muito gratificante ver como esse processo mobilizou a todos os municípios da região. Prova disso é a participação efetiva dos prefeitos nessa eleição da diretoria executiva do Cisrun. Passo ao novo presidente o cargo na certeza de que a gestão do atendimento às urgências e emergências continuará sendo modelo para o país, como tem sido desde a criação de Rede na região – afirma o prefeito de Brasília de Minas.
O CONSÓRCIO
O Cisrun é responsável pela gestão do SAMU Macronorte, integrando 86 municípios do Norte de Minas. Desde a criação da Rede de Urgências Norte, em janeiro de 2009, que regionalizou a gestão dos atendimentos de urgência e emergência na região, o SAMU vem atuando sob comando único, reduzindo sobremaneira o número de mortes por trauma na região.
Além da gestão administrativa do SAMU, o Cisrun gerencia o repasse de recursos do Estado e da União, bem como a contribuição dos municípios consorciados, assistidos pelo SAMU.