Fotos: Daniel Moraes Os 15 conselheiros tutelares atuarão em Montes Claros pelos próximos quatro anos |
Os 15 conselheiros tutelares que atuarão no município de Montes Claros pelos próximos quatro anos tomaram posse no último domingo (10), no Centro Cultural Hermes de Paula. A posse dos novos conselheiros marcou também a criação do terceiro conselho tutelar da cidade de Montes Claros, sendo que cada um deles é composto por cinco membros.
Os conselhos tutelares são órgãos municipais que têm como atribuição zelar pelos direitos da criança e do adolescente e, para exercer a função, os recém-empossados foram escolhidos pelo voto popular e passaram por um rigoroso processo de seleção.
Entre os que tomaram posse, o único conselheiro reeleito (é permitida apenas uma reeleição) foi Lucas Arruda Pereira, que falou sobre as expectativas para os próximos anos e sobre a importância da cidade passar a ter três conselhos tutelares.
- Vamos conseguir otimizar o serviço. A intenção é conseguir construir um sistema que de fato proteja os direitos da criança e do adolescente” - afirmou Lucas, explicando que as principais demandas dos conselhos na cidade são relacionadas ao combate à violência sexual, ao uso de drogas e aos maus-tratos.
Eleita pela primeira vez para o cargo de conselheira, Kamila Geórgia afirma que irá se “empenhar bastante para que este conselho seja uma referência para a região do Norte de Minas”. Ela explica que, por ser mãe de dois filhos, enxerga o combate aos abusos infantis como uma missão motivada pelo seu próprio instinto materno.
- Quando a gente vê algo de ruim, imagina: poderia acontecer com meus filhos. O instinto é de defender”- destacou.
Maria da Glória Caxito Mameluque esteve presente na solenidade. Ela, que participou do primeiro Conselho Tutelar de Montes Claros, criado em 1991, prestigiou a posse de seu neto, Fernão Gabriel. Glória deixou transparecer sua felicidade ao ver um familiar dando continuidade ao trabalho de agir em prol das crianças e adolescentes, trabalho que ela chama de “vocação”. Para ela, a situação na cidade melhorou bastante desde a época em que era conselheira. “
- O município hoje está mais preparado para proteger os direitos da criança e do adolescente. Não tínhamos carro, estrutura, nem telefone. Hoje a cidade possui centro de internação, abrigo e casa de passagem”- concluiu.
Durante a cerimônia, o prefeito Ruy Muniz felicitou os novos conselheiros e afirmou que para garantir os direitos da Criança e do Adolescente são necessárias ações do poder público.
- A maior vacina para proteger as crianças é uma educação de qualidade”- salientou o prefeito, afirmando que o município tem feito a sua parte, implementando o Ensino Integral e distribuindo gratuitamente material didático e uniformes para os alunos da rede, além de pagar bons salários aos professores.
Foram empossados os seguintes conselheiros: Bruna Cristina Alves, Eduardo Corrêa Neves, Elenice de Fátima Leite, Elissandro Soares Santos, Fernão Gabriel Mameluque Lúcio, Gustavo Cruz Mendes, Ilma Tiago dos Santos, Jonathan Araújo Martins, Júnia Marise Fagundes Magalhães, Kamila Geórgia de Paula Souto, Lucas Arruda Pereira, Mônica Silva Lopes, Mônica Silva Lopes, Samuel Oliveira Magalhães, Viviane Pereira Soares Leal e Zenaide Alves Barbosa.

Os