Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Com a presença de autoridades políticas da cidade e da região, aconteceu ontem, 07, no auditório da Sociedade Rural, o 14° Congresso de vereadores da Avams-Associação de Municípios da Área Mineira da Sudene.
De acordo com Abelard Carlos Pimenta, presidente da entidade, o evento é importante para o fortalecimento da classe e, sobretudo, do legislativo, sendo ainda uma oportunidade para apresentar aos presentes os trabalhos realizados em seis meses de gestão junto à associação.
Segundo ele, o congresso visou, discutir as prioridades da região e iniciar articulações junto aos governos estadual e federal para que sejam atendidas as reivindicações. – O congresso teve a intenção também de criar perspectivas para consolidar o progresso e o desenvolvimento em menor espaço de tempo, refletindo positivamente na qualidade de vida das pessoas – ressaltou o presidente.
A Avams esta com sede própria em Montes Claros, funcionando à Rua Januária, 245, centro.
VEREADORES
Para o vice -presidente da Avams e da câmara de vereadores de Montes Claros, Guila Ramos, PR, o congresso é de vital importância para o vereador, tendo em vista, que o parlamentar, é o representante direto da população. O vereador lembra ser fundamental que haja união da classe para que naturalmente possam ser reivindicadas melhorias para a região.
O também vereador e presidente da câmara de vereadores de Montes Claros, Cori Ribeiro, observa que este é um momento de mobilização ao entorno da classe, uma vez, que o congresso possibilita a discussão de novas perspectivas, sendo também um momento de fortalecimento e reflexão sobre o trabalho dos vereadores, e conseqüentemente da democracia, e o seu papel na sociedade.
DEPUTADOS
Presente no encontro, o deputado estadual Ruy Muniz, DEM, frisa que o 14° congresso de vereadores promovido pela Avams é uma oportunidade a mais de aproximar as pessoas. Ele salienta que além da troca de experiências o evento permite a união do Norte de Minas para os assuntos considerados importante para a região. Neste contexto, o deputado lembrou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela bancada do Norte na assembléia legislativa de Minas Gerais e dos deputados federais na câmara dos deputados.
O deputado estadual Ruy Muniz afirma que o congresso é uma oportunidade de aproximar as pessoas, e ressaltou ainda a união da bancada do Norte na assembléia legislativa e na câmara dos deputados
O deputado federal Humberto Souto, que durante o congresso proferiu palestra sobre o Planejamento Futuro dos Municípios, ressaltou que encontros como este, são importantes para a classe política. Ele afirma que participou de todos os encontros da Avams na região do Norte de Minas, os quais considerou de extrema relevância para a região e para a própria entidade.