Fotos: Wilson Medeiros![]() A 6º Conferência das Cidades procurou discutir os problemas relacionados pela falta de planejamento |
Nesta sexta-feira (17) foi realizada, no plenário da nova Câmara Municipal de Montes Claros, a 6° Conferência Municipal das Cidades. Com o tema ‘Função social da Cidade e da Propriedade - Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas’, o encontro abriu espaço para o diálogo entre a sociedade e o poder público, no que diz respeito à busca de soluções para os desafios enfrentados pelo município.
O evento, promovido pela prefeitura de Montes Claros em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros (CODEMC), é uma etapa preparatória para as conferências Estadual e Nacional das Cidades. Participaram do encontro diversas autoridades, além de integrantes da Administração Municipal e de representantes da sociedade civil.
Um dos temas abordados no evento foi o desenvolvimento do espaço público, associado à qualidade de vida e a questões de acessibilidade. De acordo com o arquiteto Davidson Caldeira, da secretaria municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano, o caminho para alcançar esse objetivo passa pela elaboração de normas que possam atender essas necessidades:
- É importante que o poder público crie uma legislação, através de um Plano Diretor, que sirva de instrumento para direcionar as ações do poder público.
Opinião compartilhada pelo presidente do Codemc, Edilson Torquato.
- É preciso fazer um planejamento de médio e longo prazo para que essas normas possam atender a todos os critérios de desenvolvimento urbano.
Segundo o assessor de Gestão da Prefeitura e coordenador da Conferência, Jefferson Tolentino, o evento teve a participação de técnicos de expressão na área de planejamento urbano, envolvendo suas diversas áreas, permitindo aos presentes discutirem os temas com maiores conhecimentos.
A questão da criação de moradias populares para a população de baixa renda foi outro assunto muito debatido no encontro. Simone Torres Gusmão, diretora de Assistência Social da Prefeitura de Montes Claros, acredita que ações governamentais podem ajudar, e muito, nesse processo.
- Os acessos aos direitos sociais são conseguidos somente através do investimento humano e financeiro das políticas públicas - ressalta.
O prefeito em exercício de Montes Claros, José Vicente Medeiros, ressaltou a importância da união das forças políticas para ajudar no desenvolvimento da cidade.
- Tenho me esforçado bastante para dar continuidade aos programas sociais da administração, mas, para isso, preciso contar com a parceria de todos os entes públicos – conclamou.
A deputada federal Raquel Muniz destacou que a administração municipal tem se preocupado em planejar uma cidade mais social, acessível e inclusiva. O deputado estadual Tadeu Martins Leite ressaltou que o tema da conferência tem uma amplitude grande, dada a importância de se pensar o planejamento urbano para as cidades.