Logotipo O Norte
Sábado,13 de Setembro

Comunistas fazem plenária neste sábado

Jornal O Norte
Publicado em 27/03/2008 às 18:36.Atualizado em 15/11/2021 às 07:28.

Eduardo Brasil


Repórter



O comitê municipal do PCdoB – Partido Comunista do Brasil realiza plenária na manhã deste sábado 29, na sala Geraldo Freire, anexo à câmara municipal de Montes Claros. Será para festejar o 86º aniversário da legenda, fundada no dia 25 de março de 1922.



- Como a data caiu no meio da semana, adiamos as comemorações para este sábado – informa o vereador Lipa Xavier.



O evento, segundo ele, servirá ainda para que os comunistas fortaleçam suas aspirações eleitorais com vistas às eleições municipais deste ano.



- Pretendemos reunir 150 militantes do partido, incluindo os nossos candidatos à câmara municipal. Vamos reafirmar a nossa posição tática neste momento que é de lançamento de nossas candidaturas às urnas, tanto proporcionais quanto majoritárias – adianta o vereador, que ao longo dos últimos 16 anos representa o partido na câmara municipal.



O parlamentar acrescenta que o encontro também procurará fortalecer a sua posição de pré-candidato à sucessão municipal. Ele, inclusive, garante estar seguro de suas condições para exercer o cargo máximo do município a partir de 2009.



- Tenho todas as condições para a função. Estamos no nosso quarto mandato consecutivo no legislativo de Montes Claros, onde nos informamos e tomamos conhecimento de todos os problemas que afligem a nossa gente. Essa experiência nos credencia às decisões executivas para resolver os inúmeros problemas que aumentaram nos últimos anos – diz o vereador, numa crítica à administração do prefeito Athos Avelino – PPS, de quem foi aliado de primeira hora em 2004, e com o qual rompeu, em meados de 2005, após o PCdoB perceber que o programa de governo do PPS, anunciado nos palanques eleitorais, se descaracterizou com a ascensão de um grupo político retrógrado que acabou cercando o executivo.



O projeto socialista, vislumbrado pela esquerda, segundo o vereador, foi deixado de lado por uma administração que passou a acomodar conhecidas figuras de uma política de direita e, pior, superada.



- O governo de Athos Avelino não foi e não é o que pretendia ser no campo de esquerda, no socialismo – resume.



PRÉ-CANDIDATOS



Lipa Xavier, numa análise do atual quadro político, ainda indefinido, que reuniria pré-candidatos à sucessão municipal, enxerga o PCdoB com grandes chances de um bom desempenho nas urnas. Para ele, o quadro beneficia os comunistas principalmente porque repetiria os nomes de políticos que há mais de duas décadas são conhecidos do eleitor na disputa pelo poder em Montes Claros, numa espécie de revezamento na prefeitura.



- O PCdoB oferece uma perspectiva nova e o eleitor está esperando por mudanças – observa o vereador, ressaltando que a sua eventual candidatura às eleições majoritárias seria uma característica da ousadia política que o partido passou a defender.



Ele explica que a ousadia residiria na reação do partido em avançar nas suas pretensões políticas, deixando de ser uma mera agremiação secundária, aquela que se apresenta como coadjuvante nas eleições e como sustentação de partidos maiores.



- O PCdoB, nesses 86 anos de existência, passou mais de seis décadas lutando pelo socialismo e pela democracia no Brasil na clandestinidade, isso por força das ditaduras dos anos 40 e 60 que lhe foram implacáveis. Ainda assim, o PCdoB foi um dos grandes responsáveis pela redemocratização do país.



Ainda de acordo com o vereador, nos cerca de 20 anos em que atua legalmente o partido cresceu, ganhou respeito ainda maior, e o eleitorado entende que ele significa mudanças.



SEM RADICALISMO



Lipa Xavier, no entanto, diz que o PCdoB não será radical na sua posição para protagonizar as eleições deste ano, estando aberto às conversações, desde que elas resultem na ampliação de seus princípios políticos e que buscam a solução dos problemas sociais.



Ele diz, ainda, que a legenda não renegará forças com as quais caminhou nas últimas eleições, o que pode se repetir neste ano, com exceção, claro, das forças que hoje estão no poder.



- O quadro sucessório apresenta nomes com os quais o PCdoB identifica objetivos comuns no propósito de se realizar um governo definitivamente voltado para a solução dos problemas do nosso povo. São conversas que estamos mantendo com vários partidos, até que tenhamos uma posição definida de como agiremos nas disputas deste ano. Podemos garantir, porém, que o PCdoB está pronto para encarar as urnas deste ano com expectativa de ganhar – destaca o parlamentar.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por