Comissão do PSB analisa caso Ruy Muniz

Prefeito foi ouvido e relatório deve sair no máximo em 30 dias

Jornal O Norte
Publicado em 21/05/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:01.

POR MARCELO VALMOR

O prefeito afastado de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), foi ouvido pela comissão nomeada pelo Diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) nessa semana, em Montes Claros. Além dele foram ouvidos, também, vereadores, funcionários federais e membros da comissão provisória municipal do PSB de Montes Claros.

O objetivo da comissão é levantar elementos que possam ajudar na conclusão do relatório que será levado para apreciação da executiva estadual e que irá definir, ou não, a presença de Muniz nos quadros de filiados do partido.

Ruy Muniz foi detido no dia 18 de abril de 2016, acusado pela Polícia Federal e Ministério Público Federal de tentar, a partir de campanhas na imprensa financiadas com verbas públicas, desarticular o atendimento médico na cidade de Montes Claros com o objetivo de favorecer seu hospital. Sua detenção trouxe certa apreensão no PSB, que nomeou comissão para ouvi-lo e tomar uma decisão.

Desde a detenção de Muniz, foi noticiado que teria um pedido de expulsão do prefeito de Montes Claros do PSB. Mas, ao contrário do que tem sido divulgado, em nenhum momento, segundo o deputado Roberto Andrade (PSB), membro da comissão e ouvido pelo O Norte na tarde dessa sexta-feira (20), a executiva nacional orientou o partido a entrar com processo de expulsão.

- O caso do prefeito Ruy Muniz está sendo tratado e conduzido com muito cuidado, tranquilidade e o respeito que ele merece. Afinal, não existem mais prazos para nova filiação, e caso o partido optasse pela sua exclusão, e depois, julgado inocente, estaríamos cometendo outro crime – explica o deputado.

Ainda segundo o deputado Roberto Andrade, a comissão foi nomeada no dia 26 de abril com prazo de 30 dias para concluir os trabalhos, renováveis por mais 30 dias.

- Portanto, devemos entregar esse relatório até início de junho, aproximadamente – completa.

Além do cuidado de não cometer injustiças, a comissão entende, também, que o prefeito afastado de Montes Claros, Ruy Muniz, é um quadro importante para o partido, além de a cidade ocupar uma posição estratégica no contexto regional.

- Ele não foi condenado, e, por isso mesmo, a comissão está tratando o caso com muito zelo. Estivemos com o prefeito aqui em Montes Claros por uma hora, conversamos bastante e ele teve tempo suficiente para explicar toda essa questão envolvendo desde sua detenção até a prisão domiciliar – ressalta o deputado Roberto Andrade.

A comissão, formada pelo deputado estadual Roberto Andrade, pelo prefeito de Conselheiro Lafaiete, Dr. Ivair de Almeida e pelo Tenente Lúcio, rechaçou qualquer notícia dando conta que a executiva nacional esteve pressionando a executiva estadual para expulsar Muniz dos seus quadros.

- Pelo contrário. A executiva nacional, preocupada com a repercussão do fato, encaminhou para o diretório estadual recomendação para que apurasse o que de fato estaria acontecendo, haja vista que as notícias vindas até Brasília (DF) só chegavam via imprensa, carecendo escutar o outro lado da história, no caso, o prefeito afastado e membro do PSB de Montes Claros – esclarece o deputado.

Concluindo a visita da comissão, o deputado estadual Roberto Andrade comentou sobre os depoimentos colhidos e que servirão de base para o relatório que será encaminhado para a executiva estadual.

- Pelo que ouvimos aqui em Montes Claros, tivemos uma impressão muito favorável – conclui.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por