Da Redação
O município de Francisco Sá vive situação sui generis no que ser refere à administração pública. Passa a ser comandado, a partir desta quinta-feira, 1º de janeiro de 2009, pelo novo presidente da câmara municipal, Marisvaldo Ferreira de Souza, o Mariojá, que, por sua vez, nomeará uma comissão composta de cinco membros para cuidar das áreas de saúde, educação, obras, ação social e governo. Isto até o mês de abril, prazo estipulado por lei para a realização de nova eleição para prefeito, já que a anterior está sub judice.
(foto: MÁRCIA YELLOW)
José Mário Pena e Antônio Dias: articulações garantem
chapa única na câmara municipal
Esta situação foi criada a partir da impugnação, em outubro passado, das candidaturas do atual prefeito Ronaldo Ramon – PFL e do ex-prefeito Antônio Soares Dias – PTB, por irregularidades na prestação de contas de suas administrações. Apesar da decisão do TSE, sujeita a recurso, as eleições foram realizadas normalmente, apresentando Dias como o vencedor, com 980 votos à frente de Ronaldo.
Impedidos de assumir, já que o recurso ainda não foi julgado, Dias e seu candidato a vide José Mário Pena realizaram articulações que resultaram na apresentação de chapa única para a mesa diretora da câmara municipal.
A MESA
Assim, no primeiro dia de 2009 será homologada a chapa formada por: presidente, Marisvaldo Ferreira de Souza, o Mariojá – PSDB; vice-presidente, Idalino Soares Alkmim – PMDB; secretária, Maria Ildeni Alves Figueiredo – PTB; 2º vice-presidente, Tássio Emídio da Silva – PTB; 2º secretário, Heli Soares Ferreira, o Heli do Catuni – PMDB.
Empossada, a mesa diretora deverá nomear, então, a comissão administrativa de Francisco Sá, que terá, entre seus cinco integrantes, o vereador Tássio Emídio como secretário de Ação Social. Com isso, assumirá seu lugar na câmara o suplente de vereador Zorobabel Cesário Leão – PTB. Na vaga aberta com a ida de Mariojá para a chefia do executivo, assumirá a suplente Célia Marques de Oliveira – PTB, que será líder do prefeito na câmara.
Todos os personagens desta matéria, à exceção de Ronaldo Ramon, são da coligação Todos pelo Brejo, de sustentação aos líderes políticos Dias e José Mário.