Thiago Leite
Repórter
Na manhã de ontem, quarta-feira, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia legislativa de Minas Gerais aprovou o parecer de 1º turno do Plano Decenal de Educação de Minas Gerais (PDEMG). O deputado Ruy Muniz (DEM), que é presidente da comissão e foi relator da reunião, garantiu junto aos representantes da sociedade civil organizada um acalorado debate acerca do projeto. O próximo passo é passar pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, antes da análise pelo plenário.
(A.I ALMG)
O deputado Ruy Muniz preside a Comissão de Educação,
Ciência, Tecnologia e Informática da ALMG.
Estiveram presentes, além de Ruy Muniz, o vice-presidente da comissão, Deiró Marra (PR); o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB); a deputada Gláucia Brandão (PPS) e o deputado Carlin Moura (PCdoB), que foi o único a dar voto contrário ao projeto.
O Plano Decenal de Educação de Minas contém as metas, diretrizes e ações estratégicas para a educação nos próximos dez anos. Ruy afirmou que a elaboração do parecer, compartilhada com os outros membros da comissão, levou em conta as 251 sugestões colhidas pela ALMG no fórum técnico sobre o projeto.
- Fizemos o parecer possível, viável, aproveitando propostas legais, adequadas levando-se em conta o orçamento - afirma.
Ainda segundo o deputado Ruy Muniz, o projeto servirá de exemplo para o Plano Nacional que está sendo discutido no congresso nacional. O projeto traz inovações, como a criação de sistemas de ensino para o sistema prisional.