O coronel Wanderlúcio Ferraz assumiu oficialmente o comando da 11° Região Integrada de Segurança Pública, que engloba 77 municípios da região e é responsável pelo comando de quatro batalhões e outras companhias independentes, que totalizam seis unidades de execução operacional.
Há cerca de um mês em Montes Claros, o coronel, que é natural de Diamantina, foi alçado ao posto em uma cerimônia diferente, ocorrida no 10° Batalhão. O seu antecessor, coronel Evandro Borges não pode estar presente, em razão do acidente em Brumadinho. Borges assumiu a Coordenadoria da Defesa Civil em Belo Horizonte.
A chamada "Assunção do Comando" foi capitaneada pelo coronel Osvaldo de Souza Marques, que como diretor de Recursos Humanos representou o comando geral. Ele revelou ainda números da atuação do coronel Borges, que esteve por oito meses em Montes Claros. A redução de homicídios na região foi de 42,15%; de 38,17% nos crimes violentos de modo geral e 76,47% de redução nos ataques a agencias bancárias e similares.
“Vocês ganham hoje um novo comandante com o mesmo brilho, responsabilidade e competência do coronel Borges. Os dias são difíceis. Haverá muito trabalho, muito desafio, mas nos temos o mais importante, que é a nossa vontade. Do soldado ao coronel, continuaremos sendo um só corpo, com a missão de proteger e socorrer a sociedade”, disse.
A solenidade marcou também o início da "Operação Passagem de Comando” ,com saída dos policiais e veículos pelas ruas da cidade durante 4h, sob o comando do coronel Wanderlúcio.
“Vou trabalhar com muito afinco e muita dedicação em prol da sociedade do Norte de Minas. Esse grupo de valorosos integrantes da Polícia Militar vai ser como meu filho que aqui está. Vou carregar no colo. Estou aqui para servir. Essa operação tem focos pontuais no combate a criminalidade em pontos em que há maior incidência de violência”, pontuou.