Coluna de Artur Leite: Publicação de sexta-feira, 1° de dezembro de 2006

Jornal O Norte
01/12/2006 às 11:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:45



- Sou o governador de um estado e ele é presidente  da República. Na democracia, é sempre necessária uma relação civilizada, uma relação administrativa. Do ponto de vista político, estamos na oposição e vamos cumprir nosso papel – Aécio Neves, governador de Minas Gerais.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A AMAMS PRECISA CONTINUAR FORTE

Esse processo de sucessão da Amams precisa ser reavaliado da melhor forma possível. Existem duas correntes trabalhando em cima de candidaturas e este é o momento mais adequado para se fazer uma reflexão em torno do quadro. O presidente Walmir Morais levantou o moral da instituição, lhe deu credibilidade e hoje tem o respeito no governo do estado e também na área federal. Por outro lado, o vice-presidente Reinaldo Teixeira, que ensaia candidatura, afirma que precisa ser mais ouvido, sendo que os deputados que estão conversando com ele pedem para que haja uma melhor distribuição de carinhos e entendimentos com todos eles. Afirmam que, hoje, somente um deputado tem privilégios dentro da entidade e, por isto, precisa ser ouvido também. De qualquer forma, a proposta ideal é para que haja um consenso e, assim, a entidade consolida o seu processo de transformação e representatividade.




Os prefeitos Reinaldo Teixeira e Walmir Morais não


podem bater cabeça, sob o risco de a Amams ficar enfraquecida

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

CENTRO REVITALIZADO

É preciso muita energia e comando para que o Centro de Montes Claros fique livre para o pedestre nas festas de final de ano. Em administrações passadas houve um projeto de fechamento temporário de ruas, onde o povo poderia circular livremente com as suas compras: ônibus e táxis tinham corredores determinados e o movimento ficar, pois o trânsito realmente está desorganizado e com as leis sendo descumpridas sob os olhares de toda uma comunidade.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

SHOPPING DE NOTÍCIAS

UNAMMOC

É sempre assim. Em período eleitoral ou de questões polêmicas aparecem associações que estão desativadas há muitos anos, para tirar proveito aqui e ali.Agora mesmo a Unammoc ressurge das cinzas, para comandar movimento contra empresas e empresários de Moc. A Cordam afirma que aquela instituição acabou há muito tempo.

FUTEBOL

Podem esperar. Montes Claros terá um time na divisão extra do campeonato mineiro em pouco tempo. Um forte grupo de Moc, que já é sucesso em termos de educação, vai apresentar projeto e fazer valer o gosto dos montes-clarenses que adoram futebol.

Está tudo pronto para o lançamento.

TURISMO

Estará operando nos próximos dias em Moc uma grande empresa de turismo e que já adquiriu dez ônibus novos, tipo micro, o que vai em muito amenizar a demanda do setor. A Sollari Turismo vem com força total e tem tradição no ramo. Será comandada pelas irmãs Renata, Rosana e Raquel Guimarães.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

CIDADE GLAMOUROSA

Montes Claros, ao longo de muitos anos, ganha também a fama de realizar grandes eventos sociais. Em períodos recentes, nossos colunistas prestam homenagens e movimentam os setores produtivos e comerciais, marcando assim uma trajetória de sucesso de festas inesquecíveis. A simples realização de uma festa movimenta cabeleireiros, butiques da moda, restaurantes, bandas musicais, empresas de segurança, enfim, todo um aparato que possibilita a circulação da moeda nacional.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A SAÚDE DE JÚNIOR SOUTO

O médico Júnior Souto, que responde pela secretaria municipal de Saúde, tem um sério compromisso com os diversos segmentos, que depende sobremaneira da excelência de sua performance. Ele tem experiência no ramo, conhece bem os corredores da saúde em Belo Horizonte e Brasília e chama para si toda uma expectativa de políticos e lideranças. Tem que trabalhar duro/image/image.jpg?f=3x2&w=300&q=0.3"center">. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

HOMENAGEM



O secretário Júnior Souto, quando prestava homenagem ao então ministro Saraiva Felipe, tendo ao seu lado o seu antecessor, João Batista Silvério, o prefeito Athos, o próprio Saraiva e o presidente da Amams, Walmir Morais

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

PLENARINHO

DEBATE

Num debate promovido na TV Assembléia na noite de quarta-feira, 29, a deputada Ana Maria trocou farpas com o deputado do PT Welliton Paulo. Ele criticava o governo Aécio Neves pelo fato de ter realizado licitação para a aquisição de relógios para serem colocados em salas de aula, além do não cumprimento de verbas orçamentárias em alguns setores. Com postura firme, Ana Maria foi logo respondendo que Paulo estava fazendo discurso para a platéia e que, na verdade, existe necessidade de um pacto federativo para acabar com a distribuição desproporcional de recursos entre o governo federal, que fica com a maior fatia do bolo, estados e municípios. Prado ficou calado.

COPASA

Esse entendimento que foi feito entre vereadores e a direção da Copasa em Belo Horizonte precisa ser melhor explicado para a população . Na verdade, os edis agiram certo e com inteligência em entrarem na briga, mas os índices apresentados com relação às taxas não ficaram bem claros e, agora, com a interferência do Ministério Público, é que o meio de campo ficou mais congestionado ainda.

MP

Falando em Ministério Público, ele tem agido com rigor em alguns setores como, por exemplo, transporte coletivo, taxas da Copasa, Cemig etc. O que não dá para entender é por que tanta tranqüilidade e morosidade em resolver a questão dos preços dos combustíveis na cidade, já que um dia é um, em outro muda a tabela, e quem paga o pato é o consumidor.

DATAS

Haja datas para tanta entrega de títulos, comendas e homenagens que o poder legislativo vai ter que realizar até o final do ano. O que sabemos é que na próxima legislatura será preciso disciplinar mais ainda essa distribuição desenfreada de comendas, pois, em determinadas situações, o constrangimento é muito grande.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

SINAL VERDE

TRANSMONTES

No ano passado, a Transmontes liberou os estacionamentos do centro da cidade para a população realizar suas compras com maior tranqüilidade. Não há cristão que agüente está fazendo compras e os guardinhas azuis ficarem azucrinando todo mundo com aqueles apitos irritantes. Seria bom que o presidente Zé da Conceição pensasse nessa possibilidade.

RECUPERANDO

Boas notícias do ex-secretário de estado, ex-deputado e também vereador e vice-prefeito de Montes Claros, Pedro Narciso, que se encontra em Belo Horizonte em processo de recuperação de uma cirurgia cardíaca. Na segunda-feira, encontrei-me com Pedro, que fazia caminhada na Avenida do Cooper. Conversamos longamente e até marcamos viagem para a Bahia. É uma grande liderança do Norte de Minas.

DOM GERALDO

Com mandato vencido, o arcebispo de Moc, Dom Geraldo Majela de Castro, aguarda a indicação de seu sucessor para o próximo ano. Cumprindo muito bem a sua missão, Dom Geraldo acha que o seu substituto será anunciado em breve. Em suas celebrações, ele praticamente tem se despedido dos fiéis.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

SINAL VERMELHO

SUCESSÃO

Novidades nos próximos dias no mundo político. Entendimentos estão sendo realizados com relação ao processo sucessório e deverá haver uma grande surpresa, esquentando mais ainda as especulações em torno de futuras coligações...

BRIGA

A nova direção do Shopping popular precisa agir. Em pleno movimento comercial do sábado passado houve uma briga generalizada no terceiro andar, com a participação inclusive de malandros conhecidos da política. A mudança do setor de segurança parece que não funcionou bem.

(*) Veja mais fotos desta coluna na edição impressa de O Norte

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por