Logotipo O Norte
Terça-Feira,26 de Novembro

Coluna de Artur Leite: Publicação de quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Jornal O Norte
30/11/2006 às 10:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:45

BLOCO DO NORTE

A conversa é sempre a mesma ao longo dos últimos anos. Depois de eleitos, alguns parlamentares defendem a união em torno de projetos de interesse do Norte de Minas mas, com o tempo, cada um passa a defender o seu espaço, pouco importando com detalhes que em muito poderiam ser importantes para a nossa gente.

Mesmo com a decisão tomada em nomear o reitor da Unimontes, o governador Aécio Neves chegou a sofrer algumas pressões para mudar a posição de sua caneta ao assinar o ato. Coisas de política

Agora mesmo, com 6 deputados reeleitos, e ainda com Ruy Muniz e Tadeu Leite, com certeza que, se houvesse uma unanimidade em torno do assunto, tudo poderia ser diferente. Até para o governador Aécio Neves negociar em bloco seria mais complicado, ou seja, demonstraria a força da bancada e maiores facilidades para o atendimento. Neste caso, na política, a individualidade enfraquece.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

NOMEAÇÃO

Mesmo sabendo que o governador Aécio Neves, o seu vice Antônio Anastasia e a cúpula do governo mineiro já tinha uma certa preferência pelo seu trabalho, a nomeação do reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, apesar dele ter sido o grande vencedor da lista tríplice, por algum momento sofreu questionamentos por parte de políticos. O quadro só não foi pior porque todas as variáveis eram favoráveis ao reitor e ao vice, João Canela, que em nenhum momento ficaram em dúvida com relação à decisão do governo. Coisa de política

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

CONVERSAS

Ruy Muniz conversa com Tadeu Leite que conversa com Jairo Ataíde que conversa com Carlos Pimenta que conversa com Gil Pereira que conversa com Athos que conversa com Arlen Santiago que conversa com Humberto Souto que conversa com Elbe Brandão que conversa com Ana Maria. Nesse bate-papo todo está a questão da sucessão de 2008, que está bem mais próxima do que se pensa. Na política mineira, um bom café com pão de queijo pode redundar em decisões políticas.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

AGRADECIMENTOS

Agradeço de coração os inúmeros telefonemas, e-mails, telegramas de amigos e leitores que me cumprimentam pelo novo caminho aqui no O Norte. O importante é que continuarei informando a todos sobre o mundo da política com fidelidade aos fatos e torcendo para que todos possam se unir em torno de uma causa maior, o desenvolvimento de nossa cidade e região.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

VISITA

Das mais importantes a visita que a Amams, através do presidente Walmir Morais, e os seus diretores Ronaldo Ramon (Francisco Sá) Athos Avelino (Montes Claros) e Fábio Madeiras (São João da Ponte), fez ao relator do orçamento, deputado federal Virgílio Guimarães e ao presidente da Câmara Federal, deputado Aldo Rabello. O fundamental é que a PEC que disciplina o aumento do FPM seja votada o mais urgente possível.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

PLANEJAMENTO

Em intervalo de aula na Unimontes, conversei longamente com o meu colega de Departamento de Ciências Políticas, o professor Dimas Cardoso, secretário municipal de Planejamento. Dimas defende a urgência de se planejar a cidade como um todo, e pretende viajar por grandes capitais e cidades brasileiras, para trocar de idéia e importar projetos dentro de uma realidade. Para ele, será necessária a participação.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

DEPRESSÃO

O presidente do PSDB nacional, senador Tasso Jereissati, jogou literalmente a toalha... Em entrevista a um jornal de circulação nacional .ele confirma que  o seu partido passa por uma depressão ressaca eleitoral, depois de amargar duas derrotas consecutivas para o presidente Lula. Vai continuar no cargo até o final do ano e torce para que FHC pegue o bastão. Vai ser difícil.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

CARGOS

Os deputados eleitos e reeleitos pela região vão querer dividir o bolo dos cargos públicos. A colocação é de que alguns estão ocupando muitos espaços em detrimento de outros que têm o mesmo voto na bancada. Copasa, Superintendência de ensino, Ruralminas, Hemominas, Diretoria regional de Saúde e muitos outros estão na agenda dos parlamentares.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por