Fabíola Dourado
Enviada especial
Ontem, estava prevista visita das maiores autoridades do Brasil e de Minas, em Pirapora e Buritizeiro. O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, o governador de Minas Aécio Neves, e suas respectivas comitivas, visitariam as cidades para verem de perto as obras de saneamento básico e de revitalização do Rio São Francisco e participariam juntos de um grande evento. Mas não foi bem isso que aconteceu.
O governador Aécio Neves desistiu de participar da cerimônia, em Buritizeiro, depois que a cidade de Pirapora, governada pelo DEM, foi retirada do roteiro pela equipe do cerimonial do PT, que governa a cidade vizinha. De acordo com assessores da prefeitura de Pirapora, a decisão do governador de Minas teria sido comunicada por telefone ao cerimonial da presidência.
O fato acabou dividindo a classe política regional. Enquanto as lideranças ligadas a Lula seguiram a comitiva presidencial até Buritizeiro, os políticos ligados ao governo mineiro ficaram no aeroporto a espera do governador que chegou horas depois da saída de Lula.
(foto: FABIOLA DOURADO)
Deputado Ruy Muniz, o líder jovem Celsinho e
o governador de Minas Aécio Neves.
Na solenidade em Buritizeiro, falaram o prefeito, Padre Salvador Raimundo, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima e o presidente da república. Após a solenidade, Lula fez questão de visitar as obras da ETE em Pirapora, com direito a uma rápida pescaria no Velho Chico e conversa com pescadores.
Aécio Neves ficou aguardando o presidente no aeroporto em Pirapora para se despedir.
- Estive aqui para recebê-lo. Faz parte da boa hospitalidade mineira. Apesar de sermos de lados contrários na política, respeito o presidente – ressaltou Aécio.
A comitiva do governador de Minas visitou o, recém inaugurado, Centro de Convenções de Pirapora. Aécio destacou a importância do turismo de negócios para alavancar a economia.
- Fiquei muito feliz de ver essa obra finalizada. O Centro de Convenções é um marco para a economia de Pirapora, já que está com datas marcadas até 2010. É assim que o governo de Minas trabalha, procurando sempre investir em obras que geram emprego, renda e aumentam o turismo na região - conclui o governador.
Com relação à revitalização do rio São Francisco, Aécio afirma que é importante investir mais.
- Só o governo de Minas, investiu um bilhão e meio na revitalização do Rio das Velhas, maior afluente do Velho Chico. Este valor corresponde ao total que o governo federal vai investir em todo o Brasil na recuperação do rio da integração nacional. É preciso revitalizar, para começar a falar em transposição - conclui Aécio.